O Acervo do General Uchôa também é fonte de conhecimento sobre o ocultismo, já que ele era ativo em ordens discretas ( provavelmente em secretas também) e profundo estudioso de tudo que não se explicava pelo materialismo. Por definição, no dicionário encontramos a palavra ocultismo como: “ciência que trata dos fenômenos que parecem não ter explicação pelas leis naturais”; “prática, estudo, análise das ciências ocultas” ou “…conhecimento dos assuntos que não podem ser compreendidos e que estão fora do campo da ciência”.
No senso comum, a palavra muitas vezes é ligada a questões negativas ou formas de fazer o mal, conceito especialmente difundido na idade média. Na Europa, do século XVIII, o foco na racionalidade foi marcado pelo iluminismo, porém, alguns fenômenos não eram explicados apenas pela razão e a limitada ciência materialista.
Um conhecimento maior intrigava as mentes inquietas e o século XIX foi de busca da explicação dos mistérios, e assim vieram à tona as ciências ocultas. Homens e mulheres iniciaram a trajetória de dar mais visibilidade a filosofias, conhecimentos místicos e esotéricos, já conhecidos, estudados e praticados por poucos à milênios.
A maior parte das religiões e filosofias do mundo têm em sua origem algum tipo de conhecimento oculto, porém, nem todas abrem esses ensinamentos aos discípulos ou até se afastaram desse tipo de estudo e prática. Nesta citação de O Caibalion (2020, p. 10) vemos nomes de importantes ocultistas e alguns deles aparecem em documentos do Acervo do General Uchôa.
“Tal como houvera nesse passado sombrio ocultistas como Paracelso (1493-1541), Cornelius Agrippa (1486-1535) e Michel Nostradamus (1503 1566), surgiram no efervescente século XIX ocultistas da envergadura de Eliphas Lévi (1810-1875), Helena Blavatsky (1831-1891) e Edward Bulwer. -Lytton (1803-1873): já a virada de século XVIII/XIX nos brindou com o ocultista e linguista autodidata Antoine Fabre d’Olivet (1767-1825). Duas outras personalidades extraordinárias do ocultismo (adentrando o século XX foram MacGregor Mathers (1854-1918) e Aleister Crowley (1875-1947). “
Existiram e ainda existem muitas ordens e organizações que estudam e praticam esses conhecimentos, mas nem todas são abertas, para que se mantenha o verdadeiro sentido de que o ensinamento e a sabedoria oculta devem chegar até o buscador. Conforme a evolução do ser humano todos os ensinamentos serão melhor interpretados e utilizados.
“Onde soa o ruído dos passos do Mestre, abrem-se por completo os ouvidos daqueles prontos para ouvir seu ensinamento (…) Uma vez que os ouvidos do estudante estejam preparados para ouvir, surgem então os lábios a enchê-los de sabedoria”. (O Caibalion)
Sabe-se que o General Uchôa foi, e é, um homem em busca da verdade e, de acordo com documentos encontrados no acervo, ele teve um amplo contato, estudo e práticas na Doutrina fundada por Helena P. Blavatsky, a Teosofia, por exemplo, além de ter feito parte de diferentes ordens.
Uma das muitas obras deixadas por Blavastky e Leadbeater que podem ser facilmente encontradas.
De acordo com o acervo, o General estudou nomes como Charles Webster Leadbeater, considerado um dos grandes ocultistas do século XX e membro da Sociedade Teosófica, que obteve treinamentos com Blavatsky. Leadbeater definia o ocultismo como: “o estudo do lado oculto da natureza, em sua totalidade, e não apenas da parte mínima estudada pela ciência moderna. A maior parte da natureza é desconhecida pelo ser humano, ampliando-se conforme ultrapassamos nossas limitações.”
Neste texto introduzimos o conceito de ocultismo e nos próximos vamos explorar melhor dois importantes nomes dessa área de estudo aqui citados e que deixaram vasta obra: Helena P. Blavatsky e Charles Webster Leadbeater, trazendo alguns documentos do acervo.
Acesse aqui a íntegra do Projeto Acervo do General Uchôa, um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.
Seguimos a cada semana revelando um pouco do que vamos descobrindo no Acervo. Leia também:
- Como nasceu o Acervo General Uchôa
- StarTape Project: ouvindo o General das Estrelas
- Retratando o que vem das estrelas
- Na ponta da caneta do General Uchôa
- O General das Estrelas na mídia
- As mensagens ditadas pelos espíritos
- Nos caminhos da parapsicologia, com Gen. Uchôa
- O General e os discos voadores
- Morya, o Mestre do General Uchôa
- Nos versos do poeta Uchôa
- Cultivando a espiritualidade sem rótulos
- A conexão com o Mestre Jesus
- As curas com o Mestre Philippe de Lyon
- O ideal educacional do General Uchôa
- Educação para o conhecimento universal
- O General e a educação superior universalista
- Curas paranormais na vida do General Uchôa
- Ufologia aproximava General Uchôa de pesquisadores e entusiastas
- A ufologia científica de J. Allen Hynek
- Prof. Flávio Pereira, um marco na ufologia brasileira
- Perguntas e respostas do Acervo do General Uchôa
- Quando um novo conceito abala os alicerces do conhecimento
- O disco voador falso da Serra Dourada
- E nem só de seriedade vive o homem
- Acondicionamento de originais em um acervo histórico
Respostas de 2
Eu queria participar de palestra ou cursos
Marieny, sobre o Acervo do General Uchôa, desse notícia em que vc comentou aqui o acervo está todo disponivel na pagina do acerco onde vc tb encontra videos e textos: https://www.circuloescola.com/acervo-do-general-uchoa/
Caso se refira ao Círculo como um todo temos o Clube do Aluno, plataforma de streaming an Hotmart que você assina e tem acesso a mais de 400 videos e cursos completos, é nosso Círculoflix. Ou ainda temos os demais cursos e retiros que vc encontra navegando aqui no site. Qualquer outra dúvida chame nosso atendimento pelo ícone de whast app aqui no site.