Na era pré-internet as informações publicadas pela mídia, em especial nos jornais impressos, tinham ainda mais valor, já que os espaços eram restritos; constituíam importante fonte de pesquisa e geravam credibilidade para quem neles “virava notícia”. O Acervo do General Uchôa conta com grande volume de matérias jornalísticas, tanto textos que citam a trajetória do General, suas pesquisas e palestras sobre ufologia e parapsicologia, quanto recortes de temas de interesse dele como educação, espiritismo, ufologia, física, astrofísica, antropologia, arqueologia e ciências no geral.
Em suas muitas entrevistas para a imprensa, lhe deram o carinhoso apelido de “O General das Estrelas”, pois ele era a fonte dos jornalistas quando precisavam de informações sobre acontecimentos sem explicação nos céus. Até o momento do trabalho no Acervo já foram catalogados e higienizados 50 recortes de jornais, que datam entre os anos de 1933 a 1980, e estão sendo digitalizados para a disponibilização pública.
Juliana Rissardi, Historiadora responsável pelo Acervo, conta que alguns jornais já possuem buracos de traça e estão bem frágeis, nem todos têm as referências de data ou nome do jornal, mas a maioria está organizada e colada em folhas de papel sulfite, trabalho que, sabe-se, era feito pelo próprio General e sua esposa, Dona Enita, demonstrando um cuidado especial com esses documentos. Encontra-se, inclusive, uma coleção de matérias sobre casos de discos voadores falsos e desmistificados.
“Os recortes de jornais dentro de um arquivo possuem rica quantidade de informação e testemunho de fatos de interesse ocorridos e registrados em épocas em que a sociedade não tinha acesso tão facilmente à informação, sendo fontes extremamente relevantes para a pesquisa”, afirma Juliana.
Referência para temas ufológicos
Apesar de todos os desafios de um homem das ciências e por sua posição no exército, o General Uchôa construiu credibilidade nos assuntos relacionados à ufologia e parapsicologia. Tanto que era convidado a ministrar palestras em universidades e procurado pela imprensa para comentar ou explicar fenômenos. Nestes recortes, destacam-se algumas de suas palestras divulgadas pela imprensa de São Paulo, Goiás e Paraná.
Abaixo matéria do jornal Última Hora, São Paulo (SP), de 1972, sobre a relação entre os discos voadores e a parapsicologia, com menção ao livro “A Parapsicologia e os Discos Voadores”, do General, e o 5º colóquio Brasileiro sobre Objetos Aéreos não identificados.
Sempre atento à ciência e tecnologia
Tudo que se relacionada à ciência e tecnologia também era objeto de estudo do General, até mesmo temas complexos e pouco falados ainda como astrofísica e física quântica.
Nesta matéria do Jornal O Globo (RJ), de 1972, fala-se sobre o novo satélite da NASA e as investigações sobre as origens dos raios cósmicos.
Esta outra, do Correio Braziliense, também de 1972, o jornal aborda os segredos de Marte e a possibilidade de recolhimento de material no planeta, lançamento de satélites e fotografias.
O Projeto Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo ainda conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.
A cada semana estamos contando um pouco de tudo que vamos descobrindo juntos no Acervo.
Leia também: