Acervo do General Uchôa reúne desenhos, gravuras, desenhos técnicos e charges
A fotocópia de um desenho de uma aldeia com um destaque feito a lápis de cor azul-claro, datado de junho de 1975, retrata um disco voador iluminando uma oca na Tribo dos Camaiurás, no Parque Indígena do Xingu (figura abaixo). Outro, da mesma data, mostra o que seria a visão do disco visto debaixo, no mesmo local. Esses dois desenhos, um pouco oxidados pelo tempo e com manchas amareladas no papel, são parte do Acervo do General Uchôa, que pode ser acessado pelo público e pesquisadores aqui no site do Círculo.
Os documentos guardados mostram que o General usava de todos os recursos visuais possíveis na sua época para estudar e representar os fenômenos ufológicos. Até o momento, com o trabalho de conservação dos documentos foram identificados 15 arquivos iconográficos com desenhos, desenho técnico, transparências, gravuras e charges.
Juliana Rissardi, Historiadora responsável pelo Acervo, destaca que são diferentes materiais, desde desenhos feitos à lápis, caneta esferográfica, caneta hidrográfica (as canetinhas), impressos e cópias (fac-símile).
“Alguns deles, como desenhos técnicos e homenagens ao General, têm a assinatura do autor. Os que não possuem poderão ser identificados após toda análise do acervo textual para a correlação com o desenho, se houver, como já aconteceu com um deles”, explica.
Outro material guardado no arquivo pessoal e profissional do General é um impresso em francês, com desenhos de espécies diferentes de seres extraterrestres. A descrição indica que os desenhos são de autoria de J.M Bigorne.
E a fama de ufólogo do General rendia ainda alguns desenhos cheios de humor, feitos por profissionais, como é o caso da charge abaixo com o General apontando para o céu e como plano de fundo algumas naves espaciais.
O Projeto Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos do General. O acervo ainda conta com entrevistas para imprensa, manuscritos, psicografias, desenhos, áudios etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.