Educação para o conhecimento universal

Acervo do General Uchôa.

Acervo do General Uchôa revela sua atuação em assuntos esotéricos

Seguindo a trilha de educação na vida e obra do General Uchôa, o Acervo traz importantes documentos sobre sua dedicação em estudar e repassar conhecimentos místicos e esotéricos. A família conta que o General tinha como hábito a leitura de textos de diversas tradições religiosas, desde a Bíblia cristã, passando pelo espiritismo científico e com profundo interesse pela Teosofia, fundada por Helena Blavatsky, no século XIX. Ufologia e Parapsicologia também foram áreas de grande estudo e prática, que culminaram na publicação de livros como: Além da Parapsicologia (1968) e A Parapsicologia e os Discos Voadores – O caso Alexânia (1973).

Em um trecho de uma entrevista concedida em 1983 pelo General à TV Brasília, ele fala sobre a realização do II Congresso Internacional de Ufologia:

Na ocasião do vídeo acima, o General já possuía reconhecimento na área ufológica, pois fundou, em 1978, e foi presidente do Centro Nacional de Estudos Ufológicos – CENEU. Em 1979, presidiu o 1º Congresso Brasileiro de Ufologia, realizado em São Paulo.

Neste documento, pode-se ler sobre a estruturação e funcionamento do CNEU.

Acesse a integra do documento clicando na imagem.

O General Uchôa também teve a oportunidade de ler e conhecer pessoalmente alguns dos mais importantes investigadores e estudiosos da ufologia internacional de sua época, como o capitão Edward J. Ruppelt, autor do relatório sobre objetos voadores não identificados e militar chefe do Projeto Blue Book, implantado pela Força Aérea dos Estados Unidos – USAF; o major Donald E. Keyhoe, autor de “A verdade sobre os discos voadores” (1973) e J. Allen Hynek, investigador de UFOs da USAF.

Neste outro documento do Acervo, um manuscrito, é possível ler anotações do General com tópicos para palestra no CENEU sobre evolução, UFOs, documentos da Força Aérea, avistamentos e projetos como Blue Book e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Temas avançados na Associação Morya

Inspirado pelo seu mestre espiritual, o Mestre Morya, o General fundou, em 1974, a Associação Universal Morya (AUM), com reuniões semanais, em Brasília, e na Fazenda de Alexânia. Entre as atividades estavam pesquisas e palestras sobre teosofia, ciências alternativas e cura paranormal. Na página 232 de sua autobiografia “Um Busca da Verdade”, ele comenta sobre quando lhe veio a ideia da associação:

“(…) à altura dos fins de 1969 e primórdios de 1970, pensei em criar uma sociedade de caráter teosófico, sob a égide protetora desse Ascencionado Mestre, começando a reunir pessoas amigas a mostrar que haveria real proveito e espiritual sentido fundarmos tal sociedade, visando a estimular-nos a todos nos âmbitos da ciência, da filosofia e da espiritualidade. destinar-se-ia também, a “divulgar”, como me havia dito o Mestre, naquele extraordinário encontro”

A AUM promoveu dois eventos que estão registrados no Acervo. O 1º Ciclo de Conferências e Debates sobre Temas Avançados, com palestras de Alódio Tovar, Paulo Magalhães, Reinaldo Rocha e Sérgio Alagemovits, conforme pode ser visto no prospecto.

Acesse a integra do documento clicando na imagem.

E o II Ciclo de Conferências e Debates sobre Temas Avançados. No prospecto do evento pode-se ler os objetivos da Associação, além da programação com temas como a busca da vida extra solar, parapsicologia, projeto Blue Book e a Gruta de Lourdes, entre outros casos.

Acesse a integra do documento clicando na imagem.

Na sequência dessa imersão do Acervo do General Uchôa vamos seguir no tema Educação para aprofundar a criação e fundação da UPIS, universidade que ainda funciona em Brasília (DF).

Acesse aqui a íntegra do Projeto Acervo do General Uchôa, um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo ainda conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

A cada semana estamos contando um pouco de tudo que vamos descobrindo juntos no Acervo.