O Acervo do General Uchôa é um acervo histórico da vida e estudos do General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa (1906-1996), ufólogo e pesquisador de fenômenos psíquicos e paranormais.
Durante décadas, Uchôa organizou e coordenou pesquisas sobre o contato físico e psíquico com seres de outros planos e dimensões.
Em 2016, a família Uchôa, na pessoa de seu filho, Gen. Paulo Roberto Uchôa, sua esposa, Regina, e filha, Denise, confiaram o acervo particular do General a Juliano Pozati, fundador do Círculo Escola. O Círculo assumiu o compromisso de dar acesso público ao legado do General, preservando sua memória e estudos para as gerações futuras.
O General Uchôa é o mentor espiritual do Círculo desde antes mesmo do Círculo existir. Tudo começou quando Juliano Pozati estava produzindo os documentários Data Limite, segundo Chico Xavier (2014) e No meio de Nós (2016), em especial, no período de divulgação dos trabalhos, quando o General fez os primeiros contatos mediúnicos com Pozati.
Atualmente, Uchôa orienta espiritualmente a missão do Círculo como escola de filosofia e espiritualidade e sua obra é estudada no Curso de Iniciação à Exoconsciência, do Círculo.
O conteúdo do acervo também chega ao público em textos jornalísticos publicados no site do Círculo.
Confira nossa editoria Acervo Uchôa:
Conheça a história do General Uchôa e do Acervo em vídeos publicados em nosso Canal do YouTube.
A partir daqui você poderá acessar em planilha todo o acervo textual, iconográfico e audiovisual disponível. Desde 2021, o trabalho é conduzido pela historiadora Juliana Rissardi, especialista em acervos históricos. Todos os documentos físicos passaram por processos de higienização, digitalização, catalogação e transcrição.
Os originais estão guardados em lugar seguro para sua conservação. Seja você um interessado nos temas ou um pesquisador, está prestes a acessar um legado de um homem à frente do seu tempo.
O General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa nasceu em 1906 (Alagoas) e desencarnou em 1996 (Brasília). Profissionalmente, foi engenheiro geógrafo e civil, oficial de engenharia do Exército Brasileiro e professor de cálculo vetorial e mecânica racional da antiga Escola Militar do Realengo. Foi também professor catedrático de mecânica racional na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).
Este alagoano, de Murici, tornou-se uma das figuras mais ousadas dentro do campo da Parapsicologia e temas afins, revelando-se um dos mais notáveis ufólogos que o Brasil já teve. É reconhecido como um sério parapsicólogo e pesquisador de fenômenos paranormais, com um vasto conhecimento da Teosofia e especialmente da Ufologia.
Em 1972, fundou a entidade esotérica Associação Universal Morya. Ainda na década de 1970, também fundou a União Pioneira de Integração Social (UPIS), uma universidade que funciona regularmente até hoje na Capital Federal. Anos depois instituiu o Centro Nacional de Estudos Ufológicos (CENEU), que promoveu, em 1979, o I Congresso Internacional de Ufologia, em Brasília.