Festival do Fogo: Agora é o momento de pegar impulso!

Sabá de Imbolc

Fechamos um ciclo, o momento de expansão nos aguarda pois estamos chegando mais perto da primavera! Entraremos no Sabá de Imbolc, comemorando a transição entre o Solstício de Inverno (Yule) e o Equinócio de Primavera (Ostara).

Já passamos por uma boa parte do inverno, e nos preparamos para ver a beleza das flores, a energia do sol em expansão, o brilho surgindo na natureza e em nossos corações. Comemora-se Imbolc aqui no Hemisfério Sul no dia 01 de agosto, e no Hemisfério Norte, acontece dia 01/02 de fevereiro e pode ser reconhecido também como Candlemas, Festival do Fogo.

Na cultura celta, está relacionado com a Deusa mãe, Brigid, Deusa das artes, da sabedoria e da poesia. É o momento de trazer a luz, celebrando a amamentação do Deus que nasceu em Yule do ventre da Deusa.

Os antigos costumavam acender fogueiras para a purificação e a reverência pela renovação e fertilidade da Terra, pois está chegando o momento do plantio novamente! A esperança dos dias mais brilhantes já pode ser observada logo à frente.

Vamos refletir um pouco….

  • Você tirou um tempo para si neste inverno?
  • Já selecionou as sementes que deseja plantar?
  • O que você gostaria de colher quando chegar o verão lá no final do ano?
  • Está semeando aleatoriamente ou está selecionando as melhores sementes e as que fazem sentido para suas necessidades e as necessidades dos que estão à sua volta?
  • Você está pensando em como preparar o terreno, a base para lançar essas sementes?
  • Está deixando um solo fértil?

Leve todo esse pensamento para dentro de si, temos até a primavera para plantá-las, entrando em harmonia com os ciclos terrestres. Você não tem apenas uma vez ao ano para pensar nisso, claro, mas quanto mais alinhado ao ciclos naturais você estiver, mais no fluxo você estará!

E se você precisa de uma inspiração para renovar e ter coragem, nada melhor que trabalhar com o elemento fogo. O fogo transmuta, o fogo transforma, é um elemento poderoso que garante a vida e o calor desde tempos remotos.

Através do fogo podemos sentir a vitalidade e a criatividade, por isso, deixarei vocês com uma prática simples e meditativa, mas de muita conexão com este elemento. Lembre-se de sempre agir com muito respeito, pois o fogo tem a capacidade de transformar a matéria!

Vamos à magia do fogo…

Você irá precisar de uma vela branca e alguns minutos de solitude.

IMPORTANTE: Certifique-se de que acenderá a vela em um local seguro, que não tenha perigo dela cair e causar acidentes. Não deixe jamais ela queimando em um ambiente sozinha, sem segurança, perto de crianças, animais e tudo o que for imprudente.

Em um ambiente tranquilo visualize um círculo de luz em sua volta e verbalize que o local estará protegido contra qualquer energia contrária ao propósito do amor e do bem. Acenda a vela e coloque-a na sua frente, sentando-se mais ou menos a um metro de distância. Respire profundamente (mas de forma confortável para você) algumas vezes só para relaxar. Concentre-se e olhe para a chama, observe a cor, a intensidade, sinta o calor. Ao olhar por um tempo, peça ao elemento fogo para renovar o campo ou situação que você deseja. Peça coragem com equilíbrio, peça para transmutar e purificar aquilo que você acha necessário, para que quando chegue a primavera você consiga plantar as melhores sementes.

Sinta essa conexão dentro de você e peça com vontade. Lembre-se que a magia é um ato de vontade! Depois de pedir, agradeça e honre o elemento fogo, apague a vela com respeito, sem soprar, de preferência com um abafador, agradeça ao círculo de proteção e o desfaça mentalmente. A vela pode ser descartada ou usada novamente para o mesmo fim.

Abençoados sejam,

Bruxilds
Juliana Rissardi


Lembre os artigos anteriores da Roda do Ano:

Uma resposta

  1. Que belo artigo! Cheio de conhecimento e esclarecedor!!
    E a magia ensinada então…
    Sem sombra de dúvidas eu irei fazer hoje a noite🙏🏻🌟🔥 preciso muito dessa renovação.. e depois de ler o artigo estou refletindo com mais intensidade nas sementes que estou escolhendo!
    Agradecida por mais esse conhecimento compartilhado!🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo