#RETRO22 – Veganismo em pauta!

Retrospectiva 2022

Ampliar a consciência em diferentes assuntos, sempre com olhar filosófico de busca do saber é uma missão aqui no Círculo Escola. Em 2022, a Ana Carolinna Gimenez, da equipe de Marketing do Círculo, trouxe sua contribuição com uma aula sobre o veganismo. Uma trajetória que começou muito cedo e, por isso, ela compartilhou alguns aprendizados e vivências abordando pontos como: O que é veganismo?; Por que um estilo de vida vegano?; Mas e a saúde? e Veganismo e Nova Terra.

Destacamos aqui na nossa retrospectiva o artigo e a aula publicados, um tema diverso e complexo que envolve sustentabilidade, meio ambiente, saúde, economia e espiritualidade.


ARTIGO
Veganismo, uma alternativa viável

Ainda existem muitas dúvidas sobre o estilo de vida e/ou dieta vegana e venho aqui trazer a minha vivência e alguns fatos que entendo que precisam de maior atenção de todos que fazem sua caminhada neste planeta. Minha consciência com esse assunto veio logo aos 13/14 anos, quando já entendia que consumir animais não era algo bacana e não combinava com quem eu queria ser. Mas a falta de apoio da família, amigos e até mesmo a falta de informação, me fez continuar carnista até meus 19 anos.

E foi em 2015 que eu tomei coragem e falei “ok, a partir de agora eu escolho que eu não vou comer mais animais”. Então, parei de consumir carnes, como de gado, porco e aves, mas ainda consumia peixes e frutos do mar, além de derivados de leite e ovos. E assim foi até o começo de 2020, início da pandemia mundial de Covid-19, quando eu não precisava mais me alimentar fora de casa, e, assim, me aventurei na alimentação vegetariana estrita, também conhecida como vegana. Também assisti documentários sobre a indústria da carne e assumi um caráter de responsabilidade pelas minhas escolhas.

Venho observando que existe sim uma efervescência em torno do veganismo. Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira, de janeiro de 2016 a janeiro de 2021, o volume de buscas pelo termo ‘vegano’ aumentou mais de 300% no Brasil. Atualmente, existem mais de 3.523 estabelecimentos no país que oferecem pelo menos uma opção vegana no cardápio. Já é bem mais fácil encontrar opções e o termo tem ganhado espaço na mídia…  CLIQUE AQUI E LEIA MAIS


Assista a aula completa no YouTube

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo