Quem foi General Uchôa e o que é seu Acervo?

O General das Estrelas!

Quem é aluno do curso de Iniciação à Exoconsciência, do Círculo Escola, sabe e estuda a vida e obra do General Uchôa. Mas hoje queremos retomar um pouco sobre quem foi (e ainda é ) o mentor espiritual do Círculo. Isso porque dia 21 de abril seria o seu aniversário na Terra, se ainda estivesse encarnado. E o Círculo está celebrando isso com um evento chamado Festa Estranha, direto da sede, em Curitiba.

Mas se você chegou aqui recentemente ou não é aluno de Exoconsciência, convidamos a conhecer o General das Estrelas, como era carinhosamente chamado, e seu legado. Em geral, ouve-se falar dele a partir da Ufologia. Mas sabemos que bebeu de várias fontes para estudar o contato multidimensional, como também estudou e vivenciou plenamente a parapsicologia, a teosofia, diversas ciências ocultas, descobertas da ciência e civilizações antigas, além da educação na sua carreira como professor.

Sobre o General Uchôa

O General Uchôa nasceu em 1906 (Alagoas) e desencarnou em 1996 (Brasília). É reconhecido como um sério parapsicólogo e pesquisador de fenômenos paranormais, com um vasto conhecimento da Teosofia e especialmente da Ufologia. Foi engenheiro geógrafo e civil, oficial de engenharia do Exército Brasileiro e professor de cálculo vetorial e mecânica racional da antiga Escola Militar do Realengo. Foi também professor catedrático de mecânica racional na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ).

Em 1972, ele fundou a entidade esotérica Associação Universal Morya. Ainda na década de 1970, também fundou a União Pioneira de Integração Social (UPIS), uma universidade que funciona regularmente até hoje na Capital Federal. Anos depois instituiu o Centro Nacional de Estudos Ufológicos (CENEU), que promoveu, em 1979, I Congresso Internacional de Ufologia, em Brasília.

O General deixou livros publicados que são fonte preciosa de conhecimento:

  • Autobiografia Uma Busca da Verdade [1991];
  • Mergulho no Hiperespaço [Editora Horizonte, 1981];
  • Além da Parapsicologia [Editora do Conhecimento, 2013];
  • A Parapsicologia e os Discos Voadores [Editora do Conhecimento, 2013];
  • Cristo para a Humanidade de Hoje [Editora Horizonte, 1980];
  • Muito Além do Espaço e do Tempo [Editora Thesaurus, 1983];
  • O Transcendental – Curas e Fenômenos [Editora Horizonte].

O que é o Acervo do General Uchôa e o que podemos encontrar ?

Já falamos por aqui sobre nosso palpite de que o General tinha o talento do Futurismo, pois sua obra e estudos sempre foram muito à frente de seu tempo. Seguindo no tema dos Talentos Naturais, também acreditamos que ele tinha o talento Input, assim como boa parte da equipe do Círculo e da nossa comunidade!

Input, conforme definição da Gallup, no teste Clifton Strengths, é o talento de quem “tem necessidade de coletar e arquivar informações…”. O Acervo do General Uchôa é um bom exemplo disso. São mais de 500 documentos que estavam em seus objetos pessoais e foram confiados ao Círculo pela Família Uchôa. O Acervo conta com manuscritos, entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, cartas, desenhos etc…num trabalho vivo disponibilizado gratuitamente pelo Círculo.

Você já viu a quantidade de assuntos diferentes que o General estudava e hoje estão no Acervo. Confere abaixo e acesse o Acervo, é puro Input!


 

 


 

 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Juliano Pozati
por Grazieli Gotardo