Será que o General tinha o talento futurista?

Acervo do General Uchôa

Telepatia, viagem no tempo, metapsíquica, vida em outros planetas e materialismo científico. Esses são apenas alguns temas encontrados no Acervo do General Uchôa que nos mostram quem além de um homem que produziu muito conhecimento novo para sua época por meio de seus livros publicados, ele também acompanhava e guardava informações sobre avanços e possibilidades futuras para a humanidade. Quando dizemos que o General Uchôa foi um homem à frente de seu tempo é porque também podemos ver nos seus pertences do Acervo que ele fez jus ao seu lado futurístico.

Como aqui no Círculo utilizamos os Talentos Naturais como forma de autoconhecimento, a gente se pergunta: Será que o General tinha o talento de Futurista nos seus Top 5 ? Pela definição da Gallup, esse é o talento das pessoas que “são inspiradas pelo futuro e pelo que pode acontecer e que energizam outras pessoas com suas visões do futuro.” Quanto ao General, o fato é que não sabemos, pois não havia o teste Clifton Strengths no seu tempo. Mas, a partir dessa hipótese, trazemos documentos do Acervo que mostram seu olhar sempre no horizonte, conforme essa passagem de um de seus livros:

“Acredito no progresso e tenho a alegria interior de acreditar no avanço da ciência, a qual há que romper a conjuntura “espaço-tempo”, limitada pela velocidade da luz e antevejo chegar-se à Ciência do Hiperespaço, como também de outro tempo, o Hipertempo, em cujo âmbito larga faixa do paranormal se explicará e se incorporará ao conhecimento humano. Então, também, a presença, entre nós, de seres físicos ou hiperfísicos de outros sistemas, desse espaço ou do Hiperespaço-Solares e Extra-Solares; explicar-se-á, outrossim, como tais seres podem viajar entre as estrelas e, naturalmente, podem, chegar até nós!…” (Uma Busca da Verdade, pág. 245)

Vejamos alguns desses temas em recortes de material da imprensa, palestras e em áudio:

Artigo sobre telepatia, publicado em 1975 pelo Jornal do Brasil. O texto é assinado por Charles Panati e o conteúdo traduzido do Jornal The New York Times. Aborda a ligação entre mães e filhos, pesquisas telepáticas, futuro das comunicações nos estudos parapsicológicos e linguagem corporal.

Matéria sobre as teorias das viagens no tempo e a nave do cientista Émile Drouet. Não há registro da data da publicação no Brasil, porém o conteúdo refere que é uma tradução da revista francesa Science et Vie, de 1964.

Transcrição de palestra do General Uchôa proferida na Loja Maçônica do Gama sobre Parapsicologia e as origens na Metapsíquica.

Matéria de revista, sem identificação de nome e data, sobre tese do escritor Erich Von Daniken sobre futuro planetário e formas de vida fora da terra e diálogo dele com Wernher Von Braun, da Nasa.

E, por fim, um trecho de áudio do Startape Project, em que o General fala sobre o futuro do homem materialista.

Daqui a pouco o próprio materialista atual está perdido. Esse materialista pequeno, limitado às suas convicções assim, rígidas, esse materialista vai ficar surpreendido, ele vai encontrar o materialismo que transcende a todos os materialismos que ele supôs nas suas densidades, e ele vai descobrindo, descobrindo, e quando ele menos esperar ele vai estar perdido, porque ele vai encontrar na alma das coisas aquele espírito imortal que é subjacente a toda realidade. Daí, então, os maiores materialistas se transformam, eles serão donos de um sub-materialismo por um lado e por outro lado acende nele a chama de um super espiritualismo, conjugando-se os dois na verdadeira sabedoria divina que apontará os caminhos do futuro humano.”

“Mas, então, o homem do futuro, o homem avançado, o super-homem, aquele que estará no futuro do amanhã desta humanidade, progredindo e progredindo sempre – e assim acontecerá –, estará longe de nós e poderá saber tanto mais da realidade acima de nós, quanto hoje nós sabemos acima dos próprios animais. Então, esse é o campo da parapsicologia.”

Clique na imagem e ouça o áudio completo no Acervo:

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

 


 

 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo