Qual a origem do conceito de Nova Terra?

Documentário Nova Terra

O Documentário Nova Terra, que estreia dia 6 de abril, às 19h, no YouTube do Círculo Escola, fala do período de Transição Planetária, um momento que é trazido por diversas tradições espirituais e escrituras sagradas da humanidade.

Mais do que um lugar, o conceito de Nova Terra é um novo estado de consciência do papel do Ser Humano, com mais autoconhecimento, ética, capacidade de sonhar e realizar de forma responsável, inclusiva e sustentável.

Mas onde podemos encontrar algumas dessas referências? Trazemos aqui as que foram guia para a concepção do Documentário Nova Terra:

Livro do Apocalipse, da Bíblia

Talvez a mais conhecida no mundo ocidental, e menos compreendida, seja a do livro do Apocalipse, na Bíblia, a exemplo desta citação.

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram…” (Ap. 21:1).

O apocalipse não é o fim do mundo. Especialistas em escrituras antigas e médiuns afirmam que o livro bíblico anuncia a transformação do planeta em um mundo que vibra em maior energia de amor e fraternidade universal. Mas, para arrumar e limpar uma casa, primeiro se tira tudo do lugar e muita poeira se levanta.

Psicografia do século XIX

Nas comunicações espirituais do século XIX temos um alerta para a transição planetária, em psicografia publicada no Jornal de estudos psicológicos, de Allan Kardec, de 1868. Francois Arago (1786-1853), que encarnado foi físico, astrônomo e primeiro ministro da França, diz:

“A efervescência que por vezes se manifesta em toda uma população, entre os homens de uma mesma raça, não é uma coisa fortuita, nem o resultado de um capricho; ela tem sua causa nas leis da Natureza.

Essa efervescência, a princípio inconsciente, que não passa de um vago desejo, de uma aspiração indefinida por algo de melhor, de uma necessidade de mudança, traduz-se por uma agitação surda, depois por atos que levam a revoluções morais, as quais, crede-o, têm também sua periodicidade, como as revoluções físicas, porque tudo se encadeia.

Se a visão espiritual não fosse circunscrita pelo véu material, veríeis essas correntes fluídicas que, como milhares de fios condutores, ligam as coisas do mundo espiritual às do mundo material.

Quando vos dizemos que a Humanidade chegou a um período de transformação, e que a Terra deve elevar-se na hierarquia dos mundos, não vejais nessas palavras nada de místico, mas, ao contrário, a realização de uma das grandes leis fatais do Universo, contra as quais se quebra toda a má vontade humana.”

Chico Xavier

No Brasil, o livro Plantão de Respostas – Pinga fogo 2 (1995), traz respostas dadas por Chico Xavier e seu mentor Emmanuel, sobre como ocorrerá a transformação do planeta. A obra nasceu de perguntas enviadas por telespectadores e respondidas por escrito por eles após a famosa entrevista ao vivo de Chico no Programa de TV Pinga Fogo, em 1971, ainda hoje a maior audiência da TV brasileira:

“Através da busca da espiritualização, superação das dores e construção de uma nova sociedade, a humanidade caminha para a regeneração das consciências. Emmanuel afirma que a Terra será um mundo regenerado por volta de 2057. Cabe, a cada um, longa e árdua tarefa de ascensão. (…).”

E são esses os três eixos do documentário Nova Terra, que também podem ser identificados como o cerne da humanidade e sua “efervescência” nesse momento da história:

  • Busca da espiritualização – A explosão do autoconhecimento em escala global, o surgimento de livres pensadores espiritualizados, a troca da religião institucional pela espiritualidade sem dogmas;
  • Superação das dores – a psicossomática, a ciência da autocura das dores físicas, mentais e espirituais, a difusão da abordagem integrativa na promoção de saúde em todo mundo.;
  • Construção de uma nova sociedade – as iniciativas transformadoras que rompem com antigos paradigmas e propõem novos modelos econômicos, sociais, ambientais e funcionais.

ASSISTA O DOCUMENTÁRIO NOVA TERRA NO YOUTUBE

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Grazieli Gotardo