Os Mistérios dos Templos

Santuários e instrumentos científicos avançados.

“Os templos tinham locais especiais e isolados para os Mistérios, que eram conduzidos por um número pequeno e seleto de sacerdotes, chamados de hierofantes, e esses ritos secretos eram realizados junto e fora das cerimônias diárias de veneração dos deuses. Os próprios egípcios chamavam esses ritos de “Mistérios.” Egito Secreto, Paul Brunton.

Muitos são os famosos e incríveis templos egípcios. Grandes monumentos históricos que nos instigam a curiosidade de um passado ainda um tanto misterioso para nossa sociedade atual. Enormes construções de pedras com tecnologias desaparecidas e não replicáveis ainda hoje. Sabedoria, conhecimento, arte e magia em seus entalhes e hieróglifos nas paredes…. Inúmeros templos distantes… Templo de Luxor, Karnak, Kom Ombo, Philae, Edfu, entre outros, nos deixam a chama de um legado civilizatório que ainda tem muito a nos ensinar.

Para além de construções monumentais, os templos guardam em suas paredes memórias de grandes jornadas iniciáticas, mistérios, ritos que possibilitavam a evolução da humanidade e sua expansão consciencial em níveis ainda inimagináveis para nós ocidentais.

Antigos Sacerdotes comandavam as escolas de mistérios e aceitavam candidatos, que passavam por provas físicas, morais e espirituais para ampliar seus níveis psíquicos e emocionais através de treinamentos e iniciações. Tudo acontecia dentro dos templos. Esses eram tanto santuários quanto instrumentos científicos avançados. O posicionamento dos templos em pontos cardeiais sempre foi um fator determinante, pois trazia uma relação entre a ordem cósmica e a ordem terrestre.

Os templos eram abertos para cultos comuns, mas havia partes separadas para os mistérios secretos, em que adentravam apenas os adeptos e sacerdotes preparados. Apesar de não termos registros detalhados de como eram os ritos secretos, pois não era permitida sua divulgação, temos algumas descrições, que foram registradas por inúmeros iniciados que passaram pelas Escolas de Mistérios como Platão e Pitágoras.

As iniciações levavam os adeptos à provas que causavam grande medo e encontro com a possibilidade da morte, ensinando assim o candidato que, na verdade, a morte não existia. Assim compreendiam desde suas primeiras iniciações os mistérios do além vida, essencial ao entendimento da alma humana e a efemeridade da existência, adentrando outros mundos.

Ao entenderem os processos da alma humana, compreendiam então como progredirem em sua evolução e, quando atingiam graus mais avançados em suas iniciações, partiam para o macro, em busca do entendimento divino. “Assim como embaixo é em cima”.

Os templos egípcios preservam dentro de seus portões a simbologia de que a humanidade, corrompida pela ignorância e pela ganância, deixou a sabedoria de nossa origem e legado consciencial perder-se gradualmente, porém, por mais que não possamos fazer igual, podemos aproveitar os conhecimentos que temos hoje, com consciência, determinação, amor e tolerância para que toda nossa luta pela evolução não se perca novamente. Você também pode ser uma grande peça nesse quebra-cabeças. O Mistério está em tudo, aprenda a observar.

Juliana Rissardi (Bruxilds)


 ASSISTA TAMBÉM A AULA 2 DO CURSO ABERTO ESCOLA DE MISTÉRIOS

7 respostas

  1. Ju, esse ótimo texto dá mais vontade de assistir (de novo!) a Aula 2 da série Escolas de Mistérios. As reflexões que vc propõe me fizeram sentir a conexão entre nós aqui e agora e as civilizações que já passaram por aqui. Ensinamentos, práticas e “segredinhos” que são mesmo um legado para quem está a fim de compreender um pouco mais sobre nós mesmos e nossa caminhada! Só posso te agradecer muuuuito por compartilhar de forma tão generosa seus preciosos conhecimentos!

  2. Estou encantada com esse curso me identifico com a cultura egípcia magia ervas símbolos obrigada Juliana Rissardi círculo escola por esse curso

  3. Uauuuuu….Uaauuuu e uaauuuu.
    Gosto quando algumas das minhas duvidas são respondidas, mas gosto mais ainda quando geram novas questões e consequentemente a continuidade na busca por tais respostas. Parabéns a dupla e seguimos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo