O General Uchôa e a Ordem Rosa Cruz

#Acervo

Entre os muitos estudos esotéricos do General Uchôa, a Ordem Rosa Cruz também fez parte de sua vida, quando ele e sua esposa, Enita, ingressaram, em 1949, no Colégio Pitágoras da Ordem Rosa Cruz “Fraternitas Rosae Crucis”, como ele mesmo relata em sua autobiografia publicada Uma Busca da Verdade.

“Foi um ano de intensas experiências relacionadas a práticas do desenvolvimento esotérico, as quais tanto se afirmaram em mim por estudos, observações e nítidas intuições.” (pág 166).

Ele também contou que chegou a ministrar aulas de preparação ao ingresso no 1° grau da Ordem Ensinando Filosofia. E destacou sua viagem aos Estados Unidos à trabalho como militar, quando aproveitou para conhecer a sede da ordem.

“Ainda dessa viagem aos Estados Unidos, recordo o grande dia em que, sozinho, me dirigi à Filadélfia e de lá fui ter Beverly Hills, onde se encontrava a sede, para a América da “Fraternitas Rosae Crucis”, instituição, como já disse, que pertencia havia um ano, frequentando o seu Colégio Pitágoras em Resende. Fui até lá conhecer, pessoalmente, o Dr. Swinburne Clymer, seu Grão-Mestre, indiscutível eminência em tal área, o alta representatividade na Federação Mundial dos Iniciados. Foi de grande valia, para mim, essa visita.”(pág. 183)

No Acervo do General Uchôa estão catalogados alguns documentos que mostram sua participação, alguns inclusive com práticas internas que serão preservadas pelo seu caráter sigiloso. Destacamos aqui dois manuscritos referentes a palestras que ele ministrou com temas de estudos da ordem.

Anotações para a palestra no Colégio de Ordem Rosa Cruz em outubro de 1984, sobre a presença da grande fraternidade branca, ufologia e vivência planetária.


Anotações para palestra na Ordem Rosa Cruz sobre parapsicologia e casos de fenômenos.

Sobre a Ordem Rosa Cruz
Rosacrucianismo ou rosa-cruz é um movimento filosófico que se popularizou na Europa no início do século XVII após a publicação de vários textos que pretendiam anunciar a existência de uma ordem esotérica até então desconhecida para o mundo. Rosacruz é um nome atribuído com base no lendário personagem Christian Rosenkreutz, que é o ponto de partida para várias organizações rosacruzes. Algumas que possuem representação no Brasil são: AMORC; A Fraternidade Rosacruz; Fraternitas Rosae Crucis e Fraternitas Rosae Crucis Antiqua.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosacrucianismo

Leia também:


 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

 

 

 

Uma resposta

  1. A Jornada do General é realmente inspiradora! Essa busca incessante pelo autoconhecimento e pela verdade me impulsiona a continuar no caminho apesar dos desafios destes tempos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo