O princípio Hermético de gênero é a chave para entender a natureza dual de fecundar ou ser fecundado pelo conhecimento.
De tudo que você pensa, o que, de fato, é fruto da sua integração do conhecimento? E o que é repetição do que já pensaram por você? Vamos falar sobre um aspecto energético da nossa natureza que vem trazer clareza sobre essa questão. Para saber o quanto estamos sendo “gado de manobra” ou “Maria vai com as outras”.
Em geral, nunca achamos que somos “papagaio de pirata”. Abraçamos ideias como se fossem nossas e brigamos por elas. Mas é inevitável ser afetado pelo pensamento dos outros. E necessário.
“Somos a soma de muitos.”, aponta Emmanuel, mentor de Chico Xavier, no livro Pensamento e Vida.
Mas, como dizia uma querida ex-professora, às vezes, a gente “cisma” que está pensado sozinho. Uma pesquisa divulgada em Portugal, por exemplo, indicou que 90% do nosso sofrimento não está nos fatos da vida, mas na nossa interpretação deles. Daí a importância de se ter clareza mental para o que é seu e o que é do outro. O desafio de ter autonomia de pensamento.
Conhecimento, que gera autoconhecimento, e expansão de consciência. Muitos avatares da Terra falaram isso: Jesus, Buda, Krishna… Liberdade é diretamente proporcional ao conhecimento que você acessa.
Existe um conhecimento que, em minha opinião, ajuda a entender esses movimentos de influência. Funciona como ferramenta para saber quando estamos com nossos pensamentos e quando não estamos. E todos temos os dois momentos.
A chave de compreensão é: o principio hermético de gênero
E aqui não estou falando de expressão sexual (hetero, homo, bi ou trans). Refiro-me às forças que regem o Universo. O modus operandi. Uma dessas leis é o principio de gênero. Tudo tem seu lado masculino e feminino. O princípio masculino costuma ser simbolizado por uma pirâmide em pé (que lembra um falo), e o feminino, uma pirâmide invertida (que remete ao útero).
O princípio masculino é o iniciador, e o feminino, o realizador
Todos possuímos energia dual. Em muitos momentos vamos perceber esse princípio de gênero expresso em varias coisas:
- Espírito e matéria – o espirito é ao aspecto masculino e a matéria é o aspecto feminino;
- Inverno e verão – inverno é masculino, verão é feminino;
Existem momentos em que fecundamos o plano mental das pessoas e outros em que somos fecundados. Essa sementinha de novas ideias vai dando forma a nossa vida.
Um professor coloca a semente do saber dentro do aluno. Mas o conhecimento, só o aluno realiza. E você começa a ver que, em todo momento, somos masculino e feminino.
Qual é o pensamento original dentro de você, fruto da sua experiência?
A lucidez que esse conhecimento traz sobre ser o fecundado ou o fecundador, de começar a identificar isso dentro de nós, é essencial para entender a autonomia de pensamento.
De posse disso começamos a distinguir o que estamos passivamente dando forma de maneira a deteriorar nosso principio feminino. E o que estamos semeando como princípio masculino. E começamos a ter clareza sobre a nossa autonomia.
Abraço grande,
Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!
Juliano Pozati
Uma resposta
Gostaria de obter mais informações sob esta forma de ver/interpretar a lei do Gênero. Gostei muito do que li mas confesso que senti falta de mais.Afinal como podemos definir/descobrir se nosso. pensamento é ou não original? Se foi ou não foi gestado por nós? Obrigada