Novo livro de Juliano Pozati é um guia para liberdade espiritual

Pré-venda disponível na Amazon

Cada vez mais pesquisas apontam que cresce o número de pessoas que se definem sem religião, porém espiritualizadas. Foi nesse tema que Juliano Pozati mergulhou para escrever seu novo livro “Os Sem Religião – Um Guia para Liberdade Espiritual de quem já não cabe em lugar nenhum”, lançado pela Editora Citadel e disponível na Amazon e demais livrarias.

“O grupo dos sem religião é formado, em sua maioria, por pessoas que afirmam acreditar em Deus e praticar alguma forma de espiritualidade do seu jeito, sem estarem vinculadas oficialmente a uma religião. Esse comportamento mostra um movimento que os pesquisadores estão chamando de desinstitucionalização.”, explica Juliano.

Os dados são claros: pesquisa do Datafolha (2022) registrou que o número dos sem religião já chega a 14% no Brasil; Nos Estados Unidos, 34% dos jovens declararam-se sem religião (Public Religion Research Institute). Estudos ainda mostram que os descrentes em uma religião são majoritariamente encontrados em países com alto nível de desenvolvimento como Suécia (64%), Dinamarca (48%), França (44%), Alemanha (42%).

No livro, Juliano traz sua experiência pessoal e à frente do Círculo, uma escola para livres pensadores espiritualizados, e aborda o profundo estudo de Jesus que trazem algumas respostas para mais liberdade espiritual.

“Para muito além do pode-não-pode, a espiritualidade em Jesus é baseada na autonomia e na responsabilidade, que são fruto do amor que se expressa para além dos limites do roteiro religioso. A mente é soberana! A minha mente determina a minha experiência espiritual, e não o contrário.”, destaca.

De forma prática, o livro também mostra as dez etapas do caminho que move as pessoas do pensamento religioso ao livre pensamento espiritualizado, oferecendo conselhos, ferramentas e dicas para quem está vivendo esse processo. Uma dessas dicas é prestar atenção ao sentir, em especial quando esse sentir é desconfortável:

“…quando o sentimento é desconfortável, o questionamento vem para gerar o movimento. Será a partir dos sentimentos que surgirão os questionamentos, e a partir dos questionamentos será importante entendermos quais desejos e necessidades não estão sendo atendidos em nós ou na pessoa a quem nos dispusemos a ajudar.”

O livro “Os Sem Religião” foi lançado oficialmente em 08/09/23, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. A pré-venda das versões ebook e impresso já está disponível na Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Juliana Rissardi
Aniversário do nosso mentor, General Uchôa.