Corpo Mental Inferior

O corpo mental inferior se estende além do corpo astral e é composto de substâncias ainda mais finas, associadas a pensamentos e processos mentais.

Esse corpo aparece geralmente como luz amarela brilhante que se irradia nas proximidades da cabeça, dos ombros e se estende dando volta em todo corpo. Normalmente sua forma é ovalada, mas podem ocorrer em raros casos uma forma triangular ou retangular.

Alma inteligente, mentalidade, associação de ideias, sua aura ovalada que envolve todo o corpo pode ser registrado por fotografias ou percebido pela vidência. É o corpo que engloba as percepções simples, através dos cinco sentidos comuns, avaliando o mundo através do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som, etc.

Dentro dele podemos ver as formas-pensamento, que parecem bolhas de brilho e formas variáveis. Elas têm cores adicionais, superpostas e que, na realidade, emanam do nível emocional. Pensamentos habituais tornam-se forças “bem-formadas” muito poderosas, que depois exercem influência sobre a vida. Lembram-se dos padrões de crenças?!?

Este é o repositório do cognitivo (conhecimento) e utilizado por seu eu cósmico para se manifestar como intelecto concreto e abstrato. Nele a vontade se transforma em ação. É o campo do raciocínio elaborado e de onde brotam os poderes da mente, os fenômenos da cognição, memória e de avaliação de nossos atos, pois é sede da consciência ativa, manifestada.

Enquanto do corpo astral fluem as sensibilidades físicas e as emoções, o veículo mental pode ser considerado fonte da intelectualidade e, por isso, está mais relacionado com o ego inferior ou personalidade encarnada.

Quando o seu dono se concentra em processos mentais se expande e se torna brilhante pois contém a estrutura das nossas ideias, sendo o primeiro grande banco de dados onde a mente física busca as informações que precisa, seu raciocínio é seletivo. É sede das percepções simples e objetivas como de objetos, pessoas e importante veículo de ligação e harmonização do binômio razão-emoção.

Viciações oriundas de desregramento sexual, uso de drogas e outras podem atingir e se fixar, danificando, assim, esse corpo. Quando em desequilíbrio, gera sérias dificuldades comportamentais tais como comodismo, busca desenfreada de prazeres mundanos, vícios etc.

 

Da mesma série de estudos:

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Juliano Pozati
por Grazieli Gotardo
com artigo de Juliano Pozati.