A fundação do Centro Nacional de Estudos Ufológicos

Acervo do General Uchôa

Já falamos aqui em outros textos do pioneirismo do General Uchôa em promover eventos sobre Ufologia no Brasil, bem como trazer um visão mais ampla para a educação, inserindo conhecimentos místicos e esotéricos. E foi assim que na década de 1970 ele fundou o Centro Nacional de Estudos Ufológicos – CeNEU, uma entidade sem fins lucrativos, que visava desenvolver pesquisa e análise de dados ufológicos, bem como promover eventos.

No Acervo do General Uchôa encontramos o documento de fundação do CeNEU, com toda sua estruturação jurídica e funcionamento.

A fundação do CNEU está registrada também na autobiografia publicada do General, Uma Busca da Verdade, de onde destacamos o trecho abaixo:

“(…) nessa década de 70, no sentido de tornar mais eficiente a nossa pesquisa de Ufologia, resolvi fundar o CENEU- Centro Nacional de Estudos Ufológicos. Com justiça destaco a eficiente ação da querida amiga professora Arlette Costa, sua primeira secretária executiva. Esta grande amiga já fundara a ALMUB- Academia de Letras e Música do Brasil, de cuja Fundação participei e da qual, hoje, em 91, sou presidente. Nunca pensei em ser acadêmico, mas com 6 (seis) livros publicados, estou conformado e sem constrangimento,

Como presidente do CENEU, resolvi promover, aqui em Brasília, o 1º Congresso Internacional de Ufologia – 1º CIUFO, o que foi feito de 26 a 29 de outubro de 1979– A flama do entusiasmo esteve e ainda está na alma, a qual veio das palavras do Mestre MORYA “…escrever livros e divulgar”. estaria me conduzindo: escrever livros sim, mas haveria de divulgar por todos meios e que melhor do que um Congresso Internacional?!…” (Pág. 285-286 – Uma Busca da Verdade

O Acervo conta ainda com manuscritos de palestras ministradas pelo General no local sobre evolução, UFOs, documentos da Força Aérea, avistamentos e projetos como Blue Book e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Leia também outros dois textos em que já citamos o CeNEU.


 

 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Grazieli Gotardo