Uma visita à família Uchôa

Acervo do General Uchôa

Este texto é um relato de uma visita especial realizada na noite de 18 de novembro de 2022, em Brasília (DF). Quem acompanha o Círculo Escola sabe que temos um mentor espiritual, o General Alfredo Moacyr Uchôa (1906-1996), que conduziu, intuiu e motivou Juliano Pozati a fundar essa escola filosófica, após a produção do documentário Data Limite Segundo Chico Xavier.

Neste ano, o Círculo concretizou uma parte muito relevante de todo esse projeto de espiritualidade para livres pensadores, as Oficinas de Mediunidade presenciais, realizadas em sete cidades pelo Brasil, fruto do curso aberto online Mediunidade com Autonomia. O encerramento desse ciclo no país não poderia ter sido em outro local, senão em Brasília, cidade em que o General Uchôa residiu e fez a maior parte de suas pesquisas e livros.

Além da Oficina, a equipe do Círculo teve a oportunidade de visitar o Gen. Paulo Uchôa, filho do nosso mentor e sua esposa Regina. Foram eles que confiaram ao Círculo o acervo pessoal do General Uchôa, que hoje compõe o Acervo do General Uchôa, no site, com mais de 500 documentos já catalogados e com acesso público ao legado de um dos mais importantes pesquisadores brasileiros em parapsicologia, ufologia e espiritualidade livre que já tivemos no país.

Durante a visita, Paulo e Regina contaram algumas das histórias que já estão nos livros do Gen. Uchôa, porém, ouvir diretamente de quem viveu as experiências traz um outro olhar para a compreensão e significado.

Regina contou que gostava e vivenciava especialmente as curas físicas praticadas pelo General, das quais, segundo ela, ele nem gostava de divulgar muito pois acreditava que era uma missão que não precisava ganhar palco. Contou que eram muitos os pedidos de ajuda e o General atendia todos, a hora que fosse, seja para ir a casa da pessoa ou hospital. Ele utilizava apenas a imposição de mãos com algumas orações e, sabemos pelos seus livros, que tinha o apoio espiritual do Mestre Philippe de Lyon. Regina vivenciou casos como o da Bernadete, que trabalhava para a família Uchôa, e tinha um grave problema do coração, e tantos outros casos de doenças incuráveis ou intratáveis pela medicina da época.

Do General Paulo, ouvimos a famosa história de Teresinha, espírito vestido de noiva que se materializa nas sessões na casa do General Uchôa, que está descrita no livro Uma Busca da Verdade. Paulo teve contato com ela pela primeira vez aos sete anos de idade, quando seu pai permitiu que integrasse a reunião espiritual pela primeira vez, e quando pediu e recebeu um beijo de Teresinha. Paulo costuma brincar dizendo que Regina nunca teve ciúmes de Teresinha.

Durante visita também foi possível falar ao telefone, com Denise, filha do casal e neta do General Uchôa, que está trabalhando em um novo site com conteúdo sobre o legado Uchôa. Em breve pretendemos poder divulgar o site aqui no Círculo e unir aos documentos do Acervo.

Na foto da esq. para dir.: Claudio Guterres, aluno do Círculo de Brasília; Paulo Uchôa, filho do Gen. Uchôa; Juliano Pozati, fundador do Círculo; Juliana Milet, aluna do Círculo e esposa de Juliano; Juliana Rissardi, da equipe do Círculo e Historiadora responsável pelo Acervo do General Uchôa; Grazieli Gotardo, da equipe do Círculo e Regina Uchôa, esposa de Paulo.

 


 

 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo