Um guru na vida do General

Yogananda no Acervo

Poucas pessoas não sabem quem foi Paramahansa Yogananda (1893 Índia-1952 EUA), o guru indiano autor do best seller Autobiografia de um Iogue (1946) e considerado um dos maiores emissários da antiga filosofia da Índia para o Ocidente. Os ensinamentos de Yogananda também influenciaram a vida e obra do General Uchôa, e seu nome é constante nos estudos, palestras e livros, e agora em documentos do Acervo do General Uchôa como veremos a seguir.

Sua imagem, inclusive, estava em lugar de destaque no altar que o General mantinha em casa para seus momentos de oração e sintonia. Neste vídeo que pode ser encontrado no YouTube, Gen. Paulo, filho do General Uchôa, mostra a sala de meditação da casa e o altar que ele trouxe completo da casa do pai. Pode-se ver imagens de Yogananda, além de Jesus, Mestre Morya, Senhor Maitreya e Philippe de Lyon.

Em Uma Busca da Verdade (pág 162), destacamos duas referências à Yogananda:

“Por outro lado, Rhoden contatou, nos Estados Unidos, estreitamente com eminentes figuras do movimento da Auto-Realização (Self- Realization), trazido da índia e instalado na Califórnia pelo Mestre Yogananda, notabilíssimo autor do livro Autobiografia de Um Yogi Contemporâneo. Tal livro, condicente à Krya-yoga, adotava métodos espirituais e atividades que levariam à espiritualidade superior, sem aceitar a “reencarnação”. Neste se aproximando do Catolicismo Romano.”
(…)
“Rhoden, pregando a desnecessidade do clero, enfatizou, por outro lado, a potencialidade interior da criatura humana, em termos da Busca Espiritual, auto realização, enfim. Daí chega à referida Krya-yoga, cautelosamente orientada pelo Mestre Yogananda, com a virtude prática de acelerar a ascensão espiritual do homem, impondo à criatura humana cuidar-se para evitar possíveis desequilíbrios, até mesmo perigosos.”

Sobre Yogananda

Paramahansa Yogananda, cujo nome de família era Mukunda Lal Ghosh, nasceu no dia 5 de janeiro de 1893, em Gorakhpur (Índia), numa religiosa e próspera família bengali. Desde os primeiros anos, ficou evidente para aqueles ao seu redor que a profundidade de seus conhecimentos e de sua experiência em assuntos espirituais era muito além do comum.

Seus pais eram discípulos de Lahiri Mahasaya, o renomado mestre que contribuiu decisivamente para a reintrodução da Kriya Yoga na Índia moderna. Quando Yogananda ainda era uma criança nos braços de sua mãe, Lahiri Mahasaya o abençoou e fez a seguinte previsão: “Mãezinha, teu filho será um iogue. Como uma locomotiva espiritual, conduzirá muitas almas ao reino de Deus.”

Em 1915, após receber o diploma da Universidade de Calcutá, Mukunda fez os votos formais como monge da venerável Ordem Monástica dos Swamis da Índia. Então recebeu o nome de Yogananda (que significa bem-aventurança suprema, ananda, através da união divina, Yoga). Assim foi satisfeito seu ardente desejo de consagrar a vida a amar e servir a Deus.

Leia a biografia completa no site da Self-Realization Fellowship, fundada por ele nos EUA.

Documentos do Acervo que citam Yogananda

Manuscrito sobre fenômenos parapsicológicos, citação sobre Yogananda e casos de incombustibilidade e experiências com médiuns, entre outros nomes.

Anotações do General sobre espaço -tempo, hiperespaço, noção de campo na física, matéria mental, níveis supermentais e psicologia, citando Padre Zabeu, Yogananda, Rhine, Crookes, entre outros.

Anotações para estudos ou para palestras, com nomes de pessoas importantes e suas obras nos estudos do General como Leon Denis, Bozzano, Camille Flammarion, Acksakoff, Caio Miranda, Ubaldi, Blavatsky, Yogananda, Leadbeater, professor Hermógenes e outros.

Leia também outros textos que já publicamos sobre as influências da Índia no Acervo do General Uchôa:

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.