Seu cérebro pode estar apodrecendo

por Grazieli Gotardo

Eu estava lendo uma matéria do site da Forbes que diz que a palavra do ano de 2024, de acordo com o Dicionário Oxford é: brain rot, que em uma tradução literal seria “cérebro podre”. O que alerta para uma perda cognitiva que a humanidade está vivendo nesse momento de infodemia e alto uso da tecnologia. O termo se refere ao enfraquecimento da nossa cognição, ou seja, da capacidade de processar informações e, especialmente, nos aprofundarmos nos assuntos. 

Diz o texto também que o termo não é novidade, pois foi retirado de um livro de 1854, do autor americano Henry David Thoreau. Nem uma nova palavra conseguimos criar. Mas ela reflete bem o que estamos vivendo sobre o empobrecimento intelectual. Já não sabemos quase nada em profundidade, é difícil contar uma história até o final, entender de fato sobre um assunto então…muito raro, mas já ouvimos falar de todos eles. E tá cheio de especialistas por aí com cursinho de final de semana. 

Isso me remeteu a duas coisas: primeiro, que alimentar nossa dimensão intelectual é parte importante do nosso bem-estar, de acordo com a psicologia positiva. Segundo, do desafio gigante que é ser uma escola como o Círculo, que propõe um mergulho nas temáticas, um retorno à essência, investigar as sombras, um olhar filosófico para a vida… isso não se faz lendo posts do Instagram.

E esses dois pensamentos levam ao terceiro, que a matéria da Forbes também alerta, que é sobre saúde mental. Não é preciso ser especialista para entender que não estamos bem. Tudo isso se torna um grande convite para repensar nossa relação com as transformações tecnológicas. Não vejo necessidade de fugir para as cavernas, não é sobre isso.  É sobre equilíbrio, sobre não se deixar levar pela velocidade das coisas achando que você precisa acompanhar TUDO sobre TUDO. 

O que nos diferencia dos animais é a capacidade de escolha consciente de cada movimento na vida. Mas, às vezes, no mundo virtual, nos pegamos agindo sem pensar…dando a clique “sem querer”, comprando sem perceber, fazendo aquele comentário ou vídeo no impulso… falta respirar e não se deixar ser atropelado, porque o que está “apodrecendo” é o seu cérebro. E é com ele que você pode contar para fazer escolhas mais conscientes. Porque o universo é mental, lembra?

_________
Matéria citada: https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/12/brain-rot-palavra-do-ano-do-oxford-e-um-alerta-para-o-efeito-tecnologico-na-perda-cognitiva/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Grazieli Gotardo
Uma jornada ao encontro do Eu.