A Bruxaria Natural como forma de viver

Especial no YouTube com Juliana Rissardi.

Se você gosta ou quer aprender sobre a verdadeira bruxaria, o Círculo traz, de 6 a 10 de dezembro, o Seminário Especial sobre a antiga religião – Caldeirão da Bruxaria, às 20h, no nosso canal do YouTube. São cinco episódios apresentados por Juliana Rissardi, que além de Historiadora e especialista em acervos, possui iniciação em bruxaria. 

Conta a história que a bruxaria deriva de antigos sábios curandeiros, benzedeiros e parteiras que se utilizavam de recursos naturais para curar mente e corpo. Durante muito tempo essas pessoas foram alvo de desconfianças por parte da população religiosa e da igreja.  Juliana explica que é por isso que a imagem da bruxa é tratada de forma estereotipada, aparecendo em filmes, desenhos e no imaginário popular como uma velhinha asquerosa com verruga na ponta do nariz. 

Neste Seminário você vai aprender que a bruxaria é uma forma de viver, ou uma religião em alguns casos, que estimula o amor, o amor pela Terra e a reverência de forma equilibrada ao aspecto feminino e masculino.

“Por muitos anos, a Bruxaria foi, e ainda é em alguns segmentos mais tradicionalistas, estudada e praticada de forma secreta, composta de vários mistérios. Acredito que estes ensinamentos podem e devem ser passados às pessoas, sem correntes que as prendam, em que se pode praticar uma bruxaria de forma simples, para que se possa contribuir com a evolução da humanidade e do planeta. Por isso, trato aqui de uma Bruxaria Natural, não uma religião, mas sim uma forma de viver a espiritualidade como filosofia de vida”, conta Juliana.

Cada episódio vai trazer um aspecto da bruxaria:

  1. O que é bruxaria? – Módulo Ar
  2. As Tradições e as Divindades – Módulo Fogo
  3. Círculo de proteção, Instrumentos e Símbolos – Módulo Terra
  4. Elementais e elementos – Módulo Água
  5. Os Sabbats e os Esbaths – Módulo Éter

Além disso serão abordadas origem e contexto histórico; diferentes tradições; noção moderna de bruxaria (Neopaganismo); festividades; ligação aos elementos da natureza e suas manifestações; respeito a todas as formas de vida; honra aos antepassados; cura; ervas, cristais e poções mágicas. 

Entre as referências bibliográfica do especial destacamos a definição de Arin Murphy-Hiscock, do livro Bruxa Natural: “A prática da bruxaria natural é uma expressão da espiritualidade baseada na natureza e que se concentra na interação com seu meio ambiente” 


COMEÇE PELO PRIMEIRO EPISÓDIO

ESTE É UM ESPECIAL DO YOUTUBE DO CIRCULO.
ACESSE AQUI A PLAYLIST COMPLETA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo