#RETRO22 – Um pouco do Acervo do General Uchôa em 2022

Restrospectiva 2022

Desde junho de 2021 publicamos semanalmente um texto sobre as descobertas do Acervo do General Uchôa, somando 73 textos que trazem os mais diversos temas de estudo do homem que inspirou a fundação do Círculo Escola.

O Acervo traz toda riqueza de conhecimento do General dos estudos esotéricos, ocultistas, ufológicos, espirituais, teosóficos, parapsicológicos, além de um pouco de vida pública e profissional como pioneiro em temas que se conectam à espiritualidade com diversas áreas do conhecimento.

Neste início de ano trazemos uma breve retrospectiva de 2022, destacando alguns textos:

1.  Mergulho no Acervo do General Uchôa

Desde 2016, quando Juliano Pozati recebeu as primeiras fitas K7 de palestras gravadas do General Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa, começou o Projeto Acervo do General Uchôa, com a proposta de eternizar o legado do General das Estrelas. Com a fundação do Círculo, em 2017, isso se transformou em uma missão confiada à escola, já que o General é também nosso patrono espiritual e segue seu trabalho, mesmo que de outra dimensão.

Mergulho no Acervo do General Uchôa

2. O General e as práticas secretas de Yoga

Encerrando nossa breve série de estudos sobre a Índia no Acervo do General Uchôa, vamos ver que o General acessava conhecimentos e práticas de tradições do Yoga, antes mesmo delas chegarem ao Brasil oficialmente.

O General e as práticas secretas de Yoga

3. Seres elementais no Acervo do General Uchôa

O conhecimento sobre os Elementais, também chamados de Espíritos Divinos ou seres da natureza sempre foram mencionados nos estudos de magia, ocultismo e xamanismo. Com o tempo, porém, o homem perdeu muito de seu contato com o reino elemental. Mais uma vez, o Acervo do General Uchôa mostra seu pioneirismo em muitos temas, pois ele também estudava os seres etéreos da natureza.

Seres elementais no Acervo do General Uchôa

4. Referências femininas nos estudos do General Uchôa

Este texto é uma homenagem às pensadoras que aparecem no Acervo do General Uchôa e que foram referências para seus estudos teosóficos, esotéricos e ocultistas, em especial. Porque é sabido, infelizmente, da desvalorização do trabalho intelectual de mulheres ao longo da história. Trazemos aqui três grandes espíritos: Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), fundadora da Sociedade Teosófica; Annie Wood Besant (1847-1933), que sucedeu Blavatsky à frente da Sociedade Teosófica e Josefa Rosalía Luque Álvarez (1893-1965), fundadora da “Fraternidade Cristã Universal” e autora de Harpas Eternas, um dos livros de cabeceira do General.

Referências femininas nos estudos do General Uchôa

5. A multidimensionalidade na educação

Se em 2022 ainda não é comum temas como a paranormalidade, multidimensionalidade e vida extraterrestre penetrarem o mundo acadêmico, imagine, em 1972, uma pessoa ministrar palestra sobre isso para alunos universitários. Um recorte de jornal do Acervo do General Uchôa mostra como ele era um homem à frente do seu tempo. Tendo dedicado sua carreira toda para a educação dentro do exército, conquistou o respeito de professores que os convidavam para abrir os horizontes dos estudantes.

A multidimensionalidade na educação

6. A ufologia integrada do General Uchôa

A ufologia voltou a ser pauta na imprensa recentemente, em especial pelos inúmeros avistamentos que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, mas o Acervo do General Uchôa nos mostra que mesmo em uma época com muito poucos recursos em termos de tecnologia, ele já tinha uma visão bem mais ampliada dessa área que ainda intriga e fascina muita gente.

A ufologia integrada do General Uchôa


Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo