Por que descobrir e desenvolver talentos naturais?

Uma jornada de autoconhecimento.

“O que aconteceria se estudássemos aquilo que está certo nas pessoas em vez de aquilo que está errado nas pessoas?”, essa foi a pergunta feita pelo psicólogo Donald O. Clifton (1924-2003), ainda na década de 1950, nos Estados Unidos, ao perceber que os livros de psicologia abordavam apenas o que há de errado com as pessoas. E foi com seus estudos na Universidade de Nebraska que  desenvolveu a Psicologia de Pontos Fortes, ciência que mostra que conhecer e desenvolver nossos talentos naturais são um caminho para aflorar as potencialidades humanas. E assim ele criou o CliftonStrengths 34, metodologia usada mundialmente como forma de descoberta de talentos naturais. 

O que é o teste CliftonStrengths 34?

É um teste psicológico baseado em 40 anos de pesquisa científica, que identifica seus padrões  de pensamento, sentimento e comportamento e classifica em temas de Talentos Naturais, ou seja, esse teste identifica quais são as habilidades que você apresenta na vida de maneira natural, sem esforço. 

Em 20 a 30 minutos, respondendo perguntas online, ele mapeia seus comportamentos e modos de agir. Você receberá uma lista de seus talentos ordenados de 1 a 34, bem como a descrição deles. O teste é válido para toda sua vida, pois é seu DNA de talentos.

O CliftonStrengths 34 foi criado especialmente para contribuir com o mundo do trabalho, sendo uma poderosa ferramenta de autoconhecimento estratégico que se estende para toda a vida da pessoa. 

O teste pode ser feito diretamente no site da Gallup, neste link

E quanto aos meus pontos fracos?

Esses você gerencia e aprende a buscar parcerias, mudando o paradigma da competição para a colaboração.

E o que eu ganho com isso?

  • Autoconhecimento e clareza para dizer no que você realmente é bom!
  • Autoconfiança para tomar melhores decisões, com base em talentos;
  • Melhora sua comunicação e relacionamentos, porque você sabe quem é e como funciona seu modus operandi;
  • Saúde mental, pois o autoconhecimento proporcionado contribui positivamente em processos de ansiedade e depressão;  
  • Fortalece sua identidade e marca pessoal, seja para crescer na carreira ou mudar o rumo. Sentido e propósito afloram!;

E o que fazer depois do teste?

Com o teste em mãos, a orientação é explorar seus talentos por meio de processos de autoconhecimento, cursos ou  mentorias individuais ou em grupo com profissionais certificados pela Gallup. Isso porque é tornando seus talentos conscientes que você vai entender seu funcionamento e desenvolver-se de forma prática, seja para sua carreira ou vida pessoal.  

Aqui no Círculo temos o Jornada de Talentos Naturais, um curso aulas gravadas com Juliano Pozato, Fernanda Andretta e Mônica Bueno, todos mentores certificados pela Gallup, e mentorias ao ao vivo com Fernanda Andretta por 8 semanas, para dúvidas e exercícios.  Uma nova turma começa dia 16 de abril de 2024 e ainda dá tempo de você estar nela!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

MATRÍCULAS ABERTAS.
Instituto Círculo