O invisível imponderável de Camille Flammarion

Acervo do General Uchôa

Muitas personalidades influenciaram na construção da filosofia de vida e estudos do General Uchôa. Dentre tantos que aqui já abordamos nessa série de matérias que exploram a riqueza do Acervo do General Uchôa, hoje destacamos Nicolas Camille Flammarion (1842- 1925), citado constantemente como fonte em suas palestras, anotações e livros. O próprio General comenta, em sua autobiografia, Uma Busca da Verdade, que o livro “Deus na Natureza”, de Flammarion, foi decisivo em seu posicionamento espiritualista de vida.

Flammarion foi um reconhecido astrônomo, pesquisador psíquico e divulgador científico francês que popularizou a Astronomia. Recebeu prêmios científicos e foi homenageado com seu nome em corpos celestes. No Brasil, ele dá nome a três observatórios: Observatório Astronômico Camille Flammarion, em Matias Barbosa (MG); Observatório Popular Flammarion, de Fortaleza (CE) e Observatório Camille Flammarion, de Vitória (ES). Ele também é reconhecido na Doutrina Espírita, devido a sua proximidade e participação nos estudos de Allan Kardec, de quem foi contemporâneo.

No livro Além da Parapsicologia, de General Uchôa, ele cita Flamarion em meio a importantes pesquisadores do cosmos e traz uma de suas falas:

“Existe no cosmos um elemento dinâmico, invisível imponderável, espalhado através do Universo, independente da matéria visível e ponderável e que age sobre ela. E neste elemento dinâmico há uma inteligência superior à nossa…” (Camille Flammarion)

Entre os documentos do Acervo, destacamos alguns que citam Flammarion como fonte:

Documento de 13 páginas datilografadas, datado de março de 1976, utilizado pelo General para palestra no primeiro Congresso de jornalistas e escritores espíritas, em Brasília (DF).

Anotações manuscritas pelo General para palestra proferida em 1972, em Londrina (PR), sobre ciência, parapsicologia e espiritismo.

Manuscrito para conferência em 1978, na cidade de Ribeirão Preto (SP), sobre parapsicologia, ufologia, astronomia e OVNIs.

Anotações sobre biopsicoenergética, parapsicologia, ciência e paraciência que cita Richet, Bozzano, William Crookes, Florence Cook, Camille Flammarion e outros.

Áudio do General sobre Flammarion no StarTape Project

Trazemos também a menção ao trabalho de Flammarion feita pelo General em uma das gravação do StarTape Project, que é parte do Acervo dedicado aos materiais recebidos em fitas K7 em que estão gravadas palestras, vigílias, canalizações e reuniões. Na aula O Colégio Invisível – Parte 1, já disponível aqui no site do Círculo você pode ouvi o seguinte trecho:

“Então, de uma maneira expressiva indiscutível, aí empregando um instrumento estatístico à pesquisa parapsicológica da clarividência, da precognição, da telepatia, faculdades que se dizia que o homem tinha. Muita gente sabia e via fenômenos espontâneos por toda parte, o próprio Camille Flammarion , que era um homem de alta ciência, fez pesquisas extraordinárias já esboçando naquele tempo a aplicação do método estatístico. Mas não houve aquela consistência, havia muita reação por toda a parte e a obra de Camille Flammarion ficou esvoaçante e sem segurança.”

Acesse o áudio completo aqui.

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.