O estudo das naves e discos voadores

Acervo do General Uchôa

A pesquisa em documentos de um Acervo é, por vezes, a ponta do iceberg de muitas descobertas. No Acervo do General Uchôa não é diferente. Hoje partimos de um certificado que mostra a participação do General como conferencista no II Congresso Internacional de Navexologia, em 05 de agosto de 1979, na Irmandade Cósmica Cruz do Sul, da cidade de Gravataí (RS).

Sabemos que o General era convidado para inúmeras palestras e eventos de ufologia, como também promovia congressos e seminários sobre o tema. Para explorar melhor esse documento e entender quem foi José Victor Soares, a Irmandade citada e o que é Navexologia, recorremos a informações já publicadas na imprensa como Revista UFO; Jornal Correio de Gravataí e um Blog com biografias de ufólogos.

José Victor Soares (1931-2010) foi um importante precursor na Ufologia no Brasil, português de nascimento, mas radicado no Rio Grande do Sul, fundou, em 1967, o Grupo Independente de Pesquisa de Objetos Voadores Não Identificados (Gipovni), na cidade do Alegrete (RS). Na década de 1970, se mudou para Gravataí (RS), onde fundou a Irmandade Cósmica Cruz do Sul (ICCS), citada no certificado, e, em 1996, mudou o nome da irmandade para Grupo de Estudos de Navexologia e Arqueologia (GENA). O termo Navexologia foi criado por José Victor em 1972 para se referir ao estudo das naves alienígenas, e foi adotado mundialmente.

A matéria da Revista UFO, inclusive, faz menção a uma fala do General Uchôa sobre José Victor, que aqui transcrevemos,, mostrando que tinham relação próxima e grande respeito pelas pesquisas:

“O Victor Soares não é um ufólogo. Ele é uma verdadeira ‘instituição’ de pesquisas ufológicas”, costumava se referir a ele seu contemporâneo, o general Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa.” (Fonte: Revista UFO)

Interessante ainda destacar outro documento do Acervo sobre a sistemática e tipologia de naves, que cita o Grupo Independente de Pesquisa de Objetos Voadores Não Identificados (Gipovni) como fonte de referência.

O avistamento, catalogação e estudo de naves de fora da Terra não é novidade para quem acompanha a ufologia mundial e no Brasil, e o Acervo do General Uchôa é uma jóia rara que documenta e traz com consistência muita informação relevante para essa área de pesquisa.

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Fontes:
http://biografiaufologos.blogspot.com/2006/04/jos-victor-soares-natural-dos-aores.html 
https://ufo.com.br/entrevistas/uma-paixao-pelo-fenomeno-ufo-traduzida-em-acao 
http://clickindiscreto.blogspot.com/2010/12/morreu-no-brasil-jose-victor-soares-um.html 

 

 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Grazieli Gotardo