O conhecimento da natureza das coisas nos faz livres

A extrema polarização que vemos no mundo hoje é resultado da perda de contato com a natureza das coisas.

A extrema polarização que vemos no mundo hoje é resultado da perda de contato com a natureza das coisas.

O segredo número um do princípio de polaridade é reconhecer a natureza daquilo que está em mim. O principio Hermético de polaridade é particularmente útil nos tempos que estamos vivendo porque, mais do que nunca, precisamos elevar a vibração do pensamento, mudar o padrão. E ele oferece, junto ao principio de vibração, uma ferramenta de compreensão para a transmutação mental.

Transmutação é quando conseguimos sair de um estado mental para outro. Em verdade, quando fazemos isso, saímos de uma vibração e vamos para outra.

Vamos olhar o principio bruto de Polaridade, descrito no livro O Caibalion, versão da Editora Pensamento:

“Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem seu pare de opostos, o semelhante e o semelhante são uma só coisa, os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em graus. Os extremos se tocam, todas as verdades são meias verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados”.

Como todos os outros princípios, esse representa o universo em todas as suas dimensões e inclui a nossa dimensão mental e espiritual.

Partindo da frase “Todos os opostos são a mesma coisa”.

Você sente esse princípio na sua vida? Já ficou dividido entre dois opostos?

O quente e o frio. O dia e a noite. O positivo e o negativo. O silencioso e o barulhento. Experimentamos a polaridade o tempo todo.

Sobre quente e frio, por exemplo, o Caibalion traz a ideia de que são idênticos em natureza, mas diferentes em graus. Graus de vibração mais baixos, frio. Graus de vibração mais altos, quente. Mas ambos são temperatura. Essa noção é que faz que ambos sejam a mesma coisa em natureza. E, se tem a mesma natureza, pode ser transmutado.

Outro exemplo: Covardia e Coragem

A natureza que as une é a natureza da sua atitude diante da vida.

Só possível transmutar uma dimensão mental em outra quando reconhecemos a natureza que faz dessas polaridades uma só. Sem dominar a natureza de um sentimento, não é possível elevar ou reduzir a vibração.

A primeira coisa é dar nome para isso.

O sentir está fora do espaço-tempo. E por isso nossa mente é uma efervescência simultânea. Não existe uma ordem e uma linearidade. É o que acontece nos sonhos, tudo ao mesmo tempo, e quando acordamos tentamos lembrar colocando a narrativa numa sequencia linear.

Quando damos nome às coisas, começamos a processar de uma maneira linear. O passo seguinte é dar nome ao que queremos sentir no futuro. Assim, criamos uma escala e conseguimos observar se estamos mirando coisas de mesma natureza.

Mais um exemplo: Irritação e Serenidade

Qual o movimento mental para sair de um para o outro? Na abordagem de Psicologia de Pontos Fortes, o caminho já está em você.

Então, se pergunte: o que fiz no passado quando vivi serenidade?

Mas não pode ser algo que veio de fora para dentro, como ter mais dinheiro. Tem que ser uma variável de dentro para fora. Algo que você já fez e sentiu serenidade e pode voltar a fazer.

A extrema polarização que vemos no mundo hoje é resultado da perda de contato com a essência ou natureza das coisas. E a tendência é viver a realidade de consciência binária.

Muitas vezes vamos viver conflitos, choques de opinião e relacionamentos em que fica difícil identificar o centrão, os diversos aspectos da realidade. Mas as pessoas não são personagem de novela, 100% bons ou 100% maus.

Uma das soluções é triangular polaridades, trazendo para a discussão um terceiro ponto de vista, que é a natureza. Não se transmuta coisas de natureza diferentes.   

Encerro com uma reflexão do meu amigo Felipe Savietto em uma conversa que tivemos sobre isso:

“Muitas vezes, na contradição eu me descubro inteiro sendo um pouco de cada coisa. É aparentemente contraditório, mas em verdade, nos plenifica. Porque temos a liberdade de ser com intensidade um pouco de cada coisa. E, nesse sentido, chegamos à compreensão de que todos os paradoxos são a mesma coisa em natureza”.

Abraço grande,

Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!

Juliano Pozati


Hermetismo é o tema de todas as quintas-feiras no YouTube do Círculo e voce pode acompanhar em video:

Leia também mais dois artigos que trazem princípios do #hermetismo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Pontos Fortes
Uma jornada de autoconhecimento.