Momentos de inspiração com Pietro Ubaldi

Acervo do General Uchôa

Já trouxemos aqui inúmeros nomes da filosofia, ciência e espiritualidade que inspiravam o General Uchôa em sua busca da verdade. Hoje trazemos Pietro de Alleori Ubaldi (1886-1972), conhecido como Pietro Ubaldi, filósofo e pensador espiritualista. No Acervo do General Uchôa encontramos documento que citam Ubaldi como referência e na autobiografia publicada do General, ele mesmo deixou clara sua admiração pela obra do autor, como vemos no trecho destacado a seguir:

“Ainda sobre Ubaldi, sucedeu à sua extraordinária obra “A Grande Síntese”, uma outra, denominada “As Noures”, ambas a inspirar o ser humano pelos caminhos das culminâncias intuicionais profundas, que alimentariam gloriosamente a “Ascensão Humana” para mais e mais alto, buscando Deus!

Como a de Rhoden, a obra de Ubaldi projetou-se na mente e no coração de milhares de brasileiros. (…) Ainda é bom enfatizar que Pietro Ubaldi brindou a criatura humana, que pensa e aspira ao verdadeiramente espiritual, com a sua concepção de realização do Universo Manifestado, a partir de alturas infinitas. Trata-se do ciclo “Espírito, Energia, Matéria” com o retorno “Matéria, Energia, Espírito”, sendo este último, afinal, a Luz Divina

Foi uma extraordinária oportunidade conviver com tão altas personalidades: Rhoden, o filósofo liberto das amarras e dogmas do catolicismo preconceituoso, herança da doutrina de São Tomás de Aquino, já superada; Ubaldi, o gigante de mente clara inspirado pelas noures superintuicionais, o qual marcou sua cósmica obra em tons divinos de busca eterna da Crística Verdade, na simplicidade do seu “Silencioso Me- ditar” e vigoroso Proclamar a glória luminosa da Inteligência que mora nos Céus do Espírito.” (Pág 162-163- Uma Busca da Verdade)


Entre os documentos do Acervo que ciram Ubaldi, temos:

Transcrição de palestra proferida na Câmara dos Deputados em 1982.

Carta recebida pelo General mencionando a leitura do livro “Mergulho no Hiperespaço” e a importância do livro “A Grande Síntese” de Pietro Ubaldi.

Anotações do General para estudos ou para palestras.

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

 


 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Estreia dia 29/04 no Clube do Aluno.
por Juliana Rissardi
Aniversário do nosso mentor, General Uchôa.