Ao endossar a meditação, o mundo corporativo está abrindo as portas para uma civilização exoconsciente. Mesmo sem saber disso.
Uma breve navegada por revistas de negócios nacionais mostra que o mundo corporativo está apostando na meditação como forma de tornar as pessoas mais produtivas. Grandes empresas estão patrocinando eventos de meditação, fazem programas internos, aplicativos. Usam como base o aval científico, que a cada dia traz novas pesquisas que comprovam os resultados da prática para a saúde, depressão e ansiedade. Além de mais produtivos, a meditação também está fazendo os seres humanos melhores, portanto, líderes e funcionários mais alinhados aos negócios.
O foco das grandes corporações, no entanto, é o trabalho. Porque nossa educação forma para o trabalho. A educação ainda é na base do decorar e repetir, e isso vai colapsando o ser humano nas suas outras dimensões: pessoal, familiar, psíquica, espiritual. Tudo colapsa por estarmos nos deixando ser explorados como mão de obra e relegando o aspecto multidimensional da natureza humana.
O fato é que a maior parte do nosso tempo é dedicada ao trabalho.
A divisão é estranha. Mas ainda não chegamos a um novo modelo. E todas as questões que trazem um chacoalhão filosófico são incorporadas ao modus operandi atual, como diz Guy Debord, escritor francês criador do conceito de “sociedade do espetáculo”. O espetáculo é autoimune. E a gente entra no viés da alienação.
Quando vejo a questão da meditação ganhando tanta mídia, percebo esse movimento do espetáculo envolvendo uma das coisas mais incríveis do ser humano. Mas precisamos ir além. Porque a meditação não é o fim, é apenas o começo. O lance é o que acontece para além, e que a mídia não dá importância. Porém, todo mundo que medita começa a perceber.
A meditação é o pavio de uma grande bomba existencial que vai estourar na nossa sociedade.
Acho lindo que a estrutura materialista/capitalista esteja apoiando a meditação com a ideia de extrair o máximo possível de seus colaboradores, porque, em geral, eles estão alimentando as bombas da própria implosão.
E o que vai implodir esse paradigma? A descoberta do espírito! Mas não vai ser uma universidade que vai homologar isso. Vai ser a experiência empírica de cada individuo no contato consigo mesmo. A meditação é a porta de entrada.
Toda vez que pensamos, nosso cérebro produz ondas eletromagnéticas. Vejamos quais são e onde se situam:
ONDAS CEREBRAIS
- GAMMA (de 31 a 100 Hz) – foco na resolução de problemas complexos; consciência expandida; mente focada.
- BETA (de 16 a 30 Hz) – estado de vigília, alerta, acordado; concentração; cognição.
- ALPHA (de 7 a 13 Hz) – relaxamento e meditação; percepção expandida; criatividade.
- THETA (de 4 a 7 Hz) – profunda meditação; sono com sonhos e imagens; acesso a memórias;
- DELTA (de 0.1 a 3 Hz) – Sono profundo; sem sonhos.
Em geral estamos no estado Beta.
No processo meditativo, começamos a entrar em Alpha. E o que está acontecendo? Pessoal que está meditando começa a ver coisas de olho fechado. No estado Alpha, é como se começássemos um processo de imersão. E isso vai revolucionar nossa compreensão sobre quem somos e nossa cultura. As interações exoconscientes acontecem a partir desse estado. Porque nosso cotidiano nos impede de estar em Alpha.
No curso do Círculo, o último módulo chama-se Civilização Exoconsciente. Você consegue imaginar uma humanidade em que seus indivíduos são lúcidos e praticam a comunicação com seres multidimensionais? Percebe a profundidade disso que estamos vivendo?
Vejo essas matérias sobre meditação no mundo corporativo e penso: “esses caras não imaginam o que estão endossando, esse vai ser o grande estopim da transformação!” Esses indivíduos vão experimentar, ver e sentir que a realidade é muito mais ampla do que podemos ver. E começaremos a estabelecer um novo paradigma de sociedade e cultura.
Portanto, eu te desafio a fazer um exercício de imaginação:
- Como será a civilização exoconsciente na prática para você?
- Imagine um mundo onde todos são exoconscientes. Como vai ser essa sociedade?
Abraço grande,
Sempre avanti! Che questo è lá cosa piú importante!
Juliano Pozati
Não perca a aula aberta sobre meditação e sintonia nesta quarta, 21/10, às 20h, no YouTube. Conteúdo simples e prático para sua vida!
PARA ALUNOS
Alunos do Círculo têm um curso inteiro de Exercícios de Meditação e Sintonia na plataforma da escola.
Aula de técnicas de respiração para te ajudar a entrar em Alpha
Aula sobre a importância da meditação