Uma vida inteira dedicada às pesquisas parapsicológicas. Esse foi Joseph Banks Rhine (1895-1980), considerado o pai da parapsicologia, pois colocou o fenômeno paranormal e as ciências do espírito dentro das Universidades e no âmbito da ciência oficial. Por toda sua contribuição e seriedade científica, a obra de J.B. Rhine era fonte de estudo e pesquisa do General e seu nome referência constante em documentos ligados à parapsicologia do Acervo do General Uchôa.
Prof. Rhine foi um botânico estadunidense, fundador do laboratório de parapsicologia na Universidade de Duke; do Journal of Parapsychology; da Foundation for Research on the Nature of Man e da Parapsychological Foundation. Entre os anos de 1930 e 1940, realizou na Universidade De Duke, milhares de ensaios de telepatia e clarividência. Enfrentou contestações na comunidade científica, mas teve seu trabalho reconhecido em 1969, quando a American Association for the Advancement of Science aceitou a filiação da Parapsychological Association nos quadros, reconhecendo formalmente a parapsicologia como matéria científica e a função psíquica como um dos elementos constituintes da natureza humana.
Seu nome é muito citado pelo General como o desbravador dos fenômenos no campo da academia, conforme citação retirada do livro Além da Parapsicologia, do General.
“O fato de que se produza interação entre os sistemas psíquicos e físicos implica, para a mente lógica, a existência de uma unidade fundamental que sugere pertencerem os fenômenos da parapsicologia e da Física a um mesmo universo que os compreende. Se assim é, é porque ainda está por descobrir-se uma porção da realidade maior que a até aqui revelada …” J. B. Rhine
No documento do acervo, seja em anotações para palestras ou entrevistas que o General concedia sobre o tema, Rhine era referência, como podemos ver:.
Anotações sobre parapsicologia e discos voadores para palestra em Sobradinho, que menciona sobre a missão do Prof. Rhine.
Matéria do Jornal Correio do Povo (RS), de junho de 1970, sobre a perspectiva da Parapsicologia como ciência no século XXI. Menciona o professor Rhine e outros importantes nomes da área.
Anotações do General para palestra realizada no Colégio La Salle sobre a parapsicologia e as novas dimensões da realidade.
Também é possível ouvir o General citando Rhine em suas palestras disponibilizadas pelo StarTape Project, conforme trecho a seguir:
“…A parapsicologia que já hoje é um campo aceito nos ambientes das universidade de nações avançadas como nós estamos dizendo e que infelizmente ainda não perfaz qualquer curso, nem qualquer atividade universitária brasileira. A parapsicologia ainda hoje sofre reações tremendas e sofreu reações extraordinárias e só pode entrar no campo da ciência depois que apareceu um missionário genial chamado Joseph Banks Rhine [13], da Universidade de Duke – EUA, que teve a ideia brilhante, extraordinária, missionária, de submeter o fenômeno parapsicológico – em que estava implícito a liberação do tempo e do espaço, como consequência uma coisa absolutamente revolucionária e inaceitável para os meios científicos – ele teve a genial ideia de submeter, submeter esses fenômenos ao instrumento matemático, à estatística, ao cálculo das probabilidades.”
Ouça e aula Aula: A evolução da ciência e a perspectiva ufológica
Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.
Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.