General Uchôa e o respeito por Chico Xavier

Acervo do General Uchôa

Como já mencionamos muitas vezes aqui, o Acervo do General Uchôa nos permite entender muito de sua vida e obra e, em especial, das pessoas com quem ele tinha contato ou admirava. Hoje, falamos de Chico Xavier, brasileiro considerado o maior médium de todos os tempos, que deixou um legado de amor não apenas para a Doutrina Espírita, mas para toda a humanidade. O General nunca teve religião,  mas honrava e estudava todas as tradições que podia, extraindo o que considerava mais precioso.

Alguns documentos do Acervo mostram que o General acompanhava os conhecimentos transmitidos por Chico e, por serem contemporâneos, acabavam se encontrando em eventos pelo Brasil, como em lançamentos de livros e palestras.

Um registro muito importante sobre Chico no Acervo é um especial da extinta e importante Revista Fatos & Fotos. A série, em cinco capítulos, intitulada “Uma vida de amor”, foi escrita por Ubiratan Machado e detalhou muitas partes da vida de Chico, desde sua biografia, psicografia, trabalho social e livros. O material não veio com data conclusiva, mas pelas nossas pesquisas a série foi publicada em 1984, e podemos ler a integra aqui no Acervo.

Já neste manuscrito do General, vemos anotações para palestra realizada por ele no Centro Caminheiros da Verdade sobre religiões e espiritismo, mencionando Sócrates, Chico Xavier, Emannuel e Joana D’arc.

E ainda encontramos três documentos sobre a participação do General e Chico Xavier no Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas (VI CBJEE), em Brasília (DF), onde ambos lançaram livros com sessão de autógrafos e o General também apresentou uma tese sobre “O espiritismo científico em face das dimensões da realidade”. Destacamos aqui o documento de programação do evento:

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.