O Programa Mira nos Talentos, que vai ao ar toda terça-feira, às 20h, no YouTube do Círculo, traz, no seu episódio #3 o talento Estudioso. Para entender melhor, podemos observar seu nome em inglês (idioma de origem do teste Gallup), que é “Learner”, ou no espanhol “Aprendedor”, ambas palavras que nos trazem essa ideia de aprendizado constante.
De acordo com a Gallup, uma pessoa com esse talento possui as seguintes características:
- Desejo de aprender
- Melhorar continuamente
- Processo de aprendizado mais fascinante que resultado
- Se entusiasmam com novos fatos e ideias
O Estudioso como talento está naquelas pessoas que adoram aprender, mas claro que o assunto de interesse será determinado pela sua experiência de vida e gostos pessoais. Outro ponto importante desse talento é o gosto pelo processo de aprendizado, muitas vezes até mais aproveitado pelo Estudioso do que o resultado. O que atrai essa pessoa é a emoção dos primeiros esforços para repetir ou praticar o que aprendeu e a crescente confiança no domínio de uma nova habilidade.
E como desenvolver melhor o talento Estudioso?
- Seja um catalisador para a mudança. O que para outras pessoas pode parecer algo complexo e exaustivo, para você é prazeroso. Utilize da sua disposição em aprender para orientar e estimular quem está com dificuldades durante o aprendizado.
- Não perca de vista o quanto você já aprendeu. Registre o seu processo de aprendizado e celebre as suas vitórias. O que você fará com esses conhecimentos? Compartilhe o conhecimento.
Ponto cego do estudioso
De acordo com a Gallup todo talento pode ter pontos cegos, que são aspectos de atenção. No caso do Estudioso são dois alertas:
- Tendência a achar que sabe tudo;
- Pode aprender muito, mas produz pouco.
ASSISTA O PAPO COMPLETO EM VÍDEO SOBRE O TALENTO ESTUDIOSO