Dos fenômenos luminosos, formas nevosas e materializações

Acervo do General Uchôa

Quem acompanha nossa editoria #AcervoUchoa sobre as descobertas no Acervo do General Uchôa sabe que também publicamos a íntegra de conteúdos inéditos, escritos pelo General. O Acervo conta com diversos tipos de documentos textuais como manuscritos de palestras, artigos, poesias, anotações, um material rico que mostra a profunda dedicação de Uchôa nos seus campos de estudo e pesquisa. Todo o material é transcrito e catalogado para compor o Acervo digital e se transforma em fonte de pesquisa aberta aqui no site do Círculo.

Nesta semana, destacamos um manuscrito com anotações sobre fenômenos luminosos, campo mental, corpo astral e um pouco de hermetismo. Para Juliana Rissardi, Historiadora responsável pelo Acervo, provavelmente tratam-se de anotações para palestras ou livros.

Fique agora com o texto inédito:


Na vista que apresentamos do Universo Integral, a hierarquia da matéria e da energia que se processa de tal sorte que se graduam progressivamente as vibrações que assinalam uma sub hierarquia dentro de cada plano: físico, astral e mental, indo até aos níveis supramentais.

Está escrito: “assim em cima, assim embaixo”. Em outras palavras: há uma unidade na harmonia da correspondência material e energética, em todos os níveis de cada plano, do mais denso ao mais sutil, luminoso. Daí afirmamos serem níveis mais altos, plenamente luminoso o âmbito mais elevado, superior de cada plano. A luz física e hiperfísica que nos chegam límpidas, belas e puras do centro solar, correspondem, em nível superior de cada plano, a luz astral, a luz do plano mental e, ainda, a crística vibração da luz espiritual, assim designada, por ser a tal altura, primeira expressão da Potência Infinita do VERBO criador ao pronunciar bíblico “FIAT LUX”, a luz primeira de onde nasceram, segundo o “Gênesis” todas as coisas e seres deste Universo.

Para compreender bem e poder explicar os fenômenos aqui visados, mister se faz aduzir alguns outros elementos, mui particularmente, sobre a estrutura do ser humano, mostrando-a, mesmo que sucintamente, desde os abismos do Inconsciente Coletivo do qual participa em sua dinâmica, ascendente e sutil realidade, pela densidade de seu condicionamento físico e hiperfísico, as características marcantes de seus veículos astral e mental, até a suprema dignidade espiritual de divina criatura, explicitada na consciência individual capaz de realizar-se e expandir-se ao crístico, ao divino…

Quando no Capítulo…(O General não especificou), dissemos do Inconsciente Coletivo, o fizemos ver decorrente imediato da dinâmica que a vida oferece, fixando-se progressivamente, nos automatismos, que se consagram, em decorrência de uma Lei, que justifica o valor da iniciativa, da experiência daquela própria vida, era esperado em termos de uma Consciência difusa, que está na própria alma de todas as coisas, ora, já mais à frente, sobre o influxo de consciência individualizada que já escolhe e seleciona experiências evolutivas.

Dessa forma, infere-se a valia, a importância, para o ser em marcha, de todo aquele mundo aparentemente primário que está na intimidade da própria matéria, eis o corpo físico, a sua infraestrutura organo-celular, o mesmo dar-se-ia das intrínsecas valia do desempenho funcional em relação presente nas condições energéticas materiais, às emoções nas expressões da inteligência, quer da mente concreta, quer da mente abstrata: eus os veículos corpos astral e mental.

Inscrições no Verso: (São títulos de Livros)

O Homem Visível e Invisível
Do Inconsciente Coletivo e Individual
O Problema do Ser, do Destino e da dor
Carta
O Poder Psíquico das Pirâmides
Energia Sexual e Yoga
Há dois mil anos e 50 anos depois (Xavier)
Nosso Lar

 

 

Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.


 


Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

 

 

 

Uma resposta

  1. É uma reflexão muito profunda, de argumentos e dinâmica muito avançadas para a época que as manifestou.
    Impressionante como o General Uchôa encontrou tudo e muito mais do que buscava, e soube generosamente compartilhar. Gratidão eterna!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Grazieli Gotardo