Como os Talentos Naturais contribuem para o Flow na vida profissional?

Pontos Fortes

Desde que comecei a atender como mentora de Psicologia de Pontos Fortes, um dos meus objetivos é que cada mentorado encontre seu Flow. O estado de Flow, conhecido como fluxo, é um estado mental em que uma pessoa está completamente imersa em uma atividade, sentindo-se energizada, focada e realizada. É um estado que experimento muito na minha vida pessoal e profissional e, como gestora, vejo o quanto contribui para a felicidade.  

Quem primeiro identificou e pesquisou esse estado foi o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que desenvolveu a Teoria do Estado de Fluxo (Flow Theory), em 1990. A experiência do flow pode ser atingida em diversas áreas da vida, limpando a casa, cuidando dos filhos, mas foi no mundo do trabalho que ela ganhou forte expressão por ser frequentemente associada a um alto desempenho e satisfação na atividade executada. 

Talentos Naturais e flow tem tudo a ver, pois o flow vem justamente quando fazemos algo para o qual temos habilidade, gostamos e nos desafia a ser melhores ainda. Por isso, a seguir falo um pouco, a partir da minha experiência, sobre como os talentos naturais podem contribuir para o estado de flow na vida profissional, explorando exemplos e argumentos da importância desses talentos:

  1. Identificação de talentos naturais:

Um dos primeiros passos para alcançar o estado de flow na vida profissional é identificar seus talentos naturais. Esses talentos são habilidades inatas que nos destacam em determinadas áreas ou determinados tipos de trabalho. Por exemplo, uma pessoa com talento natural para a comunicação pode encontrar o estado de flow ao realizar apresentações ou liderar equipes. Ao reconhecer e desenvolver esse talento, é mais provável que ela se sinta engajada e motivada em seu trabalho. 

  1. Aproveitamento dos pontos fortes:

Ao utilizar os talentos naturais em sua vida profissional, é possível desenvolver seus pontos fortes. Quando estamos engajados em atividades que nos permitem utilizar nossos talentos, nos sentimos mais confiantes e competentes. Por exemplo, um talento natural para a análise de dados pode levar um profissional a se destacar em áreas como ciência de dados ou finanças. Ao trabalhar em um campo que valoriza seus pontos fortes, a pessoa tem mais chances de entrar em um estado de flow, pois se sente ao mesmo tempo desafiada e realizada.

  1. Autenticidade e paixão:

Quando estamos alinhados com nossos talentos naturais, somos mais autênticos. Isso significa que estamos trabalhando em algo que realmente nos interessa e nos apaixona. Por exemplo, uma pessoa com talento natural para a área de humanas pode encontrar o estado de flow trabalhando com treinamento e desenvolvimento de pessoas, atuando em uma área de gestão que tenha como perfil a gestão democrática. Ao seguir uma carreira que está alinhada com seus talentos e paixões, a pessoa tem mais chances de experimentar o flow com frequência, pois está envolvida em algo que lhe traz satisfação intrínseca (motivação interna, sem depender de algo externo). 

Por fim, os talentos naturais desempenham um papel fundamental na busca do estado de flow na vida profissional. Ao identificar e desenvolver esses talentos, podemos ser autênticos e apaixonados pelo que fazemos, nos tornamos mais produtivos, satisfeitos e realizados em nosso trabalho. Portanto, é essencial valorizar e utilizar nossos talentos naturais para alcançar o máximo potencial em nossa vida profissional.


* Conheça a mentoria Mira nos Talentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo