A liberdade que queremos

por Grazieli Gotardo

O que é ser livre de fato? Já olhou de forma mais profunda para a liberdade? “Livre – A jornada de uma mulher em busca de recomeço”, da autora Cheryl Strayed, é um livro que virou filme de mesmo nome em português. Um relato forte e marcante para quem busca sentido na vida. Falar de liberdade, por um lado parece simples, algo do tipo, ah faça o que bem entende sem ligar para o que os outros pensam. 

Kant diria que liberdade é fazer o que você não quer… humm, filosófico, eu gosto disso. E tem a ver com a história de Cheryl porque ela enfrentou fantasmas internos e externos na jornada que decidiu fazer pela Pacific Crest Trail (PCT), uma das trilhas mais difíceis do mundo de 1770 km pelo oeste dos Estados Unidos. Enfrentou ainda a falta de experiência, de objetivo real. Ela só queria caminhar para fugir da vida que estava levando até então. E daí vem um aprendizado lindo; o caminho se faz no caminhar!

Cheryl desfrutou da liberdade de caminhar sem objetivo, de dormir ao ar livre, de decidir sozinha seu rumo, de carregar tudo que precisa literalmente nas costas, e exagerar no início, quem nunca? Desfrutou também de dor, medo, ansiedade…

Mas sua busca era pela liberdade interna, o mundo externo só estava refletindo isso. Se livrar dos traumas, vícios, perdas, pessoas e estilo de vida que não faziam mais sentido. Quem nunca, de novo, né? 

E onde ela chega? Geograficamente falando, ela chega no ponto final da trilha! Três meses depois ela vence o que poucos conseguem, passando por todo tipo de dificuldade e privação. 

E se o que está fora é como o que está dentro, ela também chega ao final de sua trilha interna. Certamente, não a última da vida, mas o suficiente para recomeçar com mais liberdade de pensamento, autorresponsabilidade, autoconhecimento e autocompaixão.

Grazieli Gotardo

2 respostas

  1. Acordar e sentir a necessidade deste recomeço já é o primeiro passo . Ação ! É o resto da caminhada juntamente com as reflexões que surgem . Belo texto ! Muito grata !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo