A dinâmica educação para o homem integral do General Uchôa

Acervo

Nós aqui no Círculo Escola estamos sempre envolvidos na triangulação Conhecimento – Movimento – Transformação. Estamos passando por muitas reformulações de paradigmas neste inverno, nova plataforma, novidades no Clube do Aluno, eventos de cocriação na Sede, na forma de compartilhar o conhecimento e entendendo cada vez mais como devemos vivenciar a Exoconsciência, para que assim possamos vivenciá-la com cada um de nosso alunos.

Dizemos tudo isso para pegar um gancho no legado do nosso mentor, General Uchôa e o que ele nos deixou em seu acervo. Já falamos aqui antes que ele, apesar de militar, foi um homem da paz e trabalhou dentro da área da educação, assim como fundou centros educacionais, como a UPIS, União Pioneira de Integração Social, a Associação Universal Morya e o Centro de Estudos Ufológicos, entre tantos outros projetos, palestras, livros e conteúdos.

O General Uchôa, com sua visão de estudos espiritualistas, ufológicos, esotéricos e filosóficos, em comunhão com sua formação em exatas, acreditava que a educação tinha muito a melhorar, e lutou para construir um modelo ideal. Não houve tempo hábil dele concluir seu projeto educacional em sua última vida terrestre, ainda havia muitas barreiras, como ele mesmo mencionou em um de seus livros: “é que vejo como ainda está longe”, mas podemos dizer que só pelo fato de ter nos deixado sua inspiração e modelo, valeu muito a pena, pois se o projeto continua, é porque tem muito potencial.

No livro Uma Busca da Verdade ele registrou seu desejo maior:

“A educação para uma cidadania cósmica, universal do homem, visando ao seu destino maior no plano divino, para a nossa civilização, hoje ainda tão conturbada…”

Assim, o Círculo Escola, continua esse legado, para chegar cada vez mais próximo do modelo de educação para o homem integral como dizia o General, nos movimentando e impulsionando o saber filosófico e autônomo tão necessários para a construção de uma Nova Terra.

Quer ver alguns documentos sobre os projetos educacionais do General Uchôa?

Estatuto completo do Centro de Estudos Ufológicos (C.E.U), entidade de pesquisas, cultural e assistencial sem fins lucrativos, em Alexânia (GO), com o intuito de realizar e estimular as pesquisas ufológicas, transmitir o conhecimento da ufologia para o público leigo e para pesquisadores, através da mídia, conferências e estímulo do turismo.

Ata registrada para assembleia sobre os detalhes da criação da Associação Universal Morya ( Associação civil de caráter cultural-filosófico e filantrópico). A Associação foi democrática, sem distinção e estudava fatos da pré história, filosofia, psicologia, parapsicologia e ufologia, além da prática da Yoga de tônica Crística e Hatha Yoga.

Anotações para o princípio do curso a ser ministrado pelo CeNEU e pelo AUM (Associação Universal Morya).

Discurso da UPIS, pronunciada por Carlos Alberto Vieira, anunciando as atividades da Associação Universal Morya, sobre a importância dos ensinamentos para o homem do futuro.


Já conferiu as aulas do acervo? São 38 aulas com documentos históricos (além do StarTape Project!) com acesso às imagens dos documentos originais. O Acervo do General Uchôa é um compromisso assumido pelo Círculo com a família Uchôa, que confiou aos cuidados da escola documentos pessoais do General. O acervo conta com entrevistas para imprensa, recortes de jornal, psicografias, áudios, desenhos etc…num trabalho vivo que está sendo desenvolvido e disponibilizado pelo Círculo.


 

 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Dias 05 e 06/07, com ingresso presencial ou online
Instituto Círculo