4 recomendações da Gallup para liderar melhor

Na hierarquia das empresas os cargos de gerência e coordenação são essenciais para o bom andamento operacional do negócio. É quem faz de fato a roda girar com as equipes. Pesquisa recente da Gallup identificou que gerentes e coordenadores estão num momento de muito desafiador no mercado e são o grupo mais propenso a desmotivação, esgotamento, procurar um novo emprego e sentir que a empresa não se preocupa com seu bem-estar.

Quando a Gallup perguntou aos gerentes que mudanças suas organizações fizeram em 2023, 64% disseram que “os funcionários receberam responsabilidades adicionais no trabalho”, 51% citaram a “reestruturação de equipes” e 42% relataram “cortes no orçamento”. Em resumo, mais trabalho a fazer com um orçamento mais apertado e novas equipes.

Diante disso, o que os líderes das empresas podem fazer para aliviar a pressão sobre os gerentes e liderar melhor? Seguem 4 recomendações com base na análise da Gallup:

1) Melhor comunicação da liderança


Para implementar efetivamente as decisões de liderança, os gerentes precisam de uma comunicação clara e consistente. Infelizmente, apenas três em cada dez gerentes concordam plenamente que seu supervisor os mantém informados sobre o que está acontecendo em sua organização.

Ao fornecer uma comunicação direta e regular sobre as prioridades e políticas organizacionais, os gerentes podem reforçar e comunicar as prioridades de forma mais eficaz às suas equipes. Além disso, o envolvimento dos gerentes nessas decisões promove um maior senso de propriedade.

2) Mais treinamento e desenvolvimento


Apenas 48% dos gerentes concordam plenamente que atualmente possuem as habilidades necessárias para serem excepcionais em seu trabalho.

As organizações não estão ensinando os gerentes a terem  conversas significativas na frequência certa com suas equipes. Eles recebem pouco treinamento sobre as melhores práticas de envolvimento dos funcionários e desenvolvimento de desempenho. E, muitas vezes, estão sozinhos quando se trata de identificar os pontos fortes de suas equipes e treiná-las com esses pontos fortes em mente.

 

3) Suporte de coaching para evitar o esgotamento


A recomendação da Gallup de ter uma conversa semanal significativa com cada membro da equipe também se aplica ao coaching de gerentes. Se você quiser realmente apoiar seus gerentes, passe mais tempo com eles. Os gerentes precisam sentir que seus líderes se importam e que estão recebendo desenvolvimento contínuo em suas carreiras, ao mesmo tempo em que equilibram seu bem-estar pessoal.

Pode ser difícil para os gerentes pedirem ajuda. Mas dedicar tempo para se conectar com eles, verificar seu bem-estar e demonstrar preocupação genuína promoverá a confiança e os incentivará a compartilhar suas experiências. Essa estratégia de coaching pode ajudá-lo a identificar os primeiros sinais de esgotamento antes que eles se transformem em demissão.

4) Uma comunidade de responsabilidade compartilhada

Embora o trabalho dos gerentes seja criar uma comunidade produtiva dentro de sua equipe, eles também fazem parte de sua própria comunidade de gerentes. Interações frequentes entre colegas aumentam a colaboração, a coordenação, o compartilhamento de práticas recomendadas, o aconselhamento sobre liderança e o apoio emocional.

As partes mais gratificantes de ser um gerente geralmente vêm de parcerias e amizades sólidas. Mas as agendas lotadas e o trabalho remoto podem dificultar esses tipos de interações informais e de apoio. Os líderes devem criar intencionalmente uma comunidade de gerentes que estimule os relacionamentos entre colegas e a orientação.

Além disso, os gerentes precisam sentir que sua própria equipe os apoia. Quando uma equipe realmente assume a responsabilidade compartilhada por seu sucesso e cultura, os gerentes podem mudar seu foco para capacitar sua equipe a ter sucesso, em vez de ficarem constantemente apagando incêndios ou fazendo o trabalho sozinhos.

Com informações de: https://www.gallup.com/workplace/510326/manager-squeeze-new-workplace-testing-team-leaders.aspx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

por Grazieli Gotardo