O que revelam cartazes do Acervo do General Uchôa

Destacamos três cartazes que estão em seus guardados.

O Acervo do General Uchôa traz uma variedade de materiais em suporte físico que mostram sua trajetória como estudioso e pesquisador de assuntos até hoje pouco explorados pela humanidade. Nesta semana, destacamos três cartazes que estão em seus guardados, de palestras que ele ministrou sobre temas como parapsicologia, psicobiologia, pesquisa ufológica, hiperespaço e Jesus em Universidade, hospital e espaço de cultura.

Com datas entre as décadas de 1970 e 1980, os cartazes trazem a reflexão sobre como o General levou temas até hoje considerados sensíveis pela sociedade. Outro ponto interessante a ser observado é a forma de design e publicidade da época, já que murais eram uma ferramenta muito eficaz de divulgação para se chegar ao público em locais de grande circulação.

Veja os cartazes e seus detalhes:

Panfleto do curso ministrado pelo General Uchôa na Universidade Católica do Paraná, em Prado Velho, promovido pelo Instituto de Yoga Andrômeda, com conteúdo programático sobre parapsicologia, psicobiofísica, hiperespaço, seres extra solares e ufologia.

Cartaz de convite para conferência e lançamento do livro do General Uchôa: O Cristo para a Humanidade de Hoje, no Centro de Cultura de Santos, em Santos (SP), com abordagem científico sócio política.

Cartaz sobre palestras com o General Uchôa promovidas pela Casa da Cultura Francesa, no Instituto Coração de Jesus e no Instituto Metodista, em Santo André (SP), sobre parapsicologia, psicobiologia e ufologia.


 

 

Acesse nossa editoria de conteúdo #AcervoUchôa e leia todas as matérias já produzidas sobre o trabalho no Acervo.

 

 

Uma resposta

  1. Cartazes que contam como o General era um homem respeitado e admirado por diversas áreas e setores: Universidade, centro científico e casa de cultura. O acervo é vivo e fonte de inspiração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

O Círculo Escola Filosófica lança no Clube do Aluno o especial “Superdotados na Transição Planetária”, uma série em quatro episódios que propõe um deslocamento urgente de olhar sobre saúde mental, consciência e neurodivergência. Mais do que apresentar conceitos, o especial convida a comunidade escolar a rever diagnósticos apressados, narrativas limitantes e a própria ideia do que significa “funcionar bem” em um mundo em crise.
Existem cursos que informam. E existem jornadas que lembram quem você é antes mesmo de você saber que esqueceu. A Escola de Mistérios, apresentada por Juliano Pozati e Juliana Rissardi, pertence honradamente à segunda categoria.
No Círculo, sempre fomos obcecados por uma pergunta: que tipo de humanidade estamos ajudando a gestar? E poucas trilhas mergulham tão fundo nessa resposta quanto o especial Pais e Mães de Outro Mundo, uma série conduzida pela psicóloga perinatal Nicole Amorim, referência nacional em saúde mental materna.