Errei mano

Pequena errada da aula “Caminhos para a resolução de conflitos”

Eu me confundi e troquei 2 números de lugar durante a nossa aula de final de ano. As máximas délficas ou máximas de Delfos são um conjunto de 147 aforismos inscritos no Templo de Apolo localizado nessa cidade, e não 174 como dito em aula. (A troca não altera o sentido simbólico da soma dos números que apresentei em aula, já que a ordem dos fatores não altera o produto – risos). Originalmente, disseram que elas foram dados pelo Oráculo do deus grego Apolo em Delfos e foram, portanto, atribuídos ao próprio Apolo. O estudioso do século V Estobeu mais tarde os atribuiu aos Sete Sábios da Grécia, e eram consideradas tradicionalmente parte do “ensinamento dos antigos” (palaio logos).

Estudiosos contemporâneos, no entanto, sustentam que sua autoria original é incerta e que ‘muito provavelmente eram provérbios populares, que tendiam a ser depois atribuídos a sábios particulares’. Talvez a mais famosa dessas máximas seja “conhece a ti mesmo”, que foi esculpida no Templo de Apolo em Delfos. A ordem e o texto específicos de cada máxima variam entre diferentes versões (e traduções) do texto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

O Círculo Escola Filosófica lança no Clube do Aluno o especial “Superdotados na Transição Planetária”, uma série em quatro episódios que propõe um deslocamento urgente de olhar sobre saúde mental, consciência e neurodivergência. Mais do que apresentar conceitos, o especial convida a comunidade escolar a rever diagnósticos apressados, narrativas limitantes e a própria ideia do que significa “funcionar bem” em um mundo em crise.
Existem cursos que informam. E existem jornadas que lembram quem você é antes mesmo de você saber que esqueceu. A Escola de Mistérios, apresentada por Juliano Pozati e Juliana Rissardi, pertence honradamente à segunda categoria.
No Círculo, sempre fomos obcecados por uma pergunta: que tipo de humanidade estamos ajudando a gestar? E poucas trilhas mergulham tão fundo nessa resposta quanto o especial Pais e Mães de Outro Mundo, uma série conduzida pela psicóloga perinatal Nicole Amorim, referência nacional em saúde mental materna.