Tornar a filosofia simples de entender, a partir de uma postura contemplativa que compreende o significado maior da vida em todas as suas expressões e dimensões, contribuindo para um “novo nascimento” de todas as pessoas que trilharem conosco essa jornada. Essa é a minha proposta para o primeiro curso do Círculo Escola Filosófica dedicado completamente ao amor pelo Conhecimento.
“Simples” não quer dizer "fraco", "pobre em conteúdo" ou "superficial". Quer dizer apenas que não precisamos complicar aquilo que pode ser útil para gerar em nós uma vida mais consciente, feliz e serena, à serviço do Bem.
JULIANO POZATI
FUNDADOR DO CÍRCULO ESCOLA FILOSÓFICA
Não se trata necessariamente de frequentar um lugar, mas deixar que todos os lugares frequentem o nosso mundo interior. É se deixar afetar pelo conhecimento que a vida inspira, para transpirar sabedoria em forma de atitudes concretas, refletidas a partir de um estado de espírito lúcido.
Em 2024, me sinto pronto para trilhar esse caminho com você, movido pelo espírito da busca, na certeza de que ela tem mais a ensinar do que o próprio destino.
O que me norteia nesta jornada é a certeza que trago comigo de que a verdadeira filosofia não precisa ser complicada, cheia de palavras difíceis ou vocabulários incompreensíveis. Acredito na risada gostosa e solta, no ler um texto grifadinho e refletir sobre ele, na conexão sincera e empática entre as pessoas e em tudo o que elas são capazes de elaborar juntas.
“Essa escola nunca foi sobre quem eu fui ou sobre quem você é. Ela sempre foi sobre quem eles (alunos e alunas) podem ser”. Com esta frase tão simples, General Uchôa abriu as janelas da minha mente para um horizonte que provavelmente levarei uma vida inteira para compreender.
Escolhi a obra Convite à Filosofia de Marilena Chauí para ser o trilho sobre o qual o nosso trem irá viajar nesta jornada, reservando-me, é claro, a liberdade de expandir suas reflexões com as contribuições de outros grandes pensadores, deste e de outros mundos, reafirmando minha natureza e vocação exoconsciente, que em nada prejudicam a coerência de minha racionalidade, mas a expandem para domínios metafísicos ainda maiores do que os sentidos são capazes de captar.
Sim, ao final da jornada, você recebe o certificado do Círculo Escola Filosófica pela conclusão do Curso Livre de Introdução à Filosofia, com a carga horária total das videoaulas e mentorias ao vivo.
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.”
Marilena Chauí
Absolutamente ninguém! Não quero e nem vou embarcar nesta jornada como o professor que detém todo o conhecimento a ser percorrido; como o sábio que te inspira de forma espetacular; muito menos como o expert ou a autoridade digital que tem todas as soluções rápidas de prateleira para os problemas da sua vida. Sou alguém que pisa o mesmo chão que você, que vive os mesmos dilemas, angústias e dores, e que busca todos os dias a sabedoria como a verdadeira cura das minhas feridas interiores.
Não sou o maquinista do trem que nos levará por esta jornada. Sou um passageiro, sentado no banco ao seu lado, apontando a beleza da vida pela janela, tocando com cuidado a sua alma a partir do que tenho em mim, na certeza de que o que você traz em você também irá me afetar da forma como nenhum outro ser humano poderia fazer, porque somos únicos naquele que é UM.
Filósofo, espiritualista, empreendedor. Meio hippie, meio bruxo, meio doido. Pai do Lorenzo, calango da calanga e fundador do Círculo Escola Filosófica. Juliano tem bacharelado em marketing, pós graduação em estratégia militar e especialização em Psicologia de Pontos Fortes e Talentos Naturais. Seu jeito leve e descontraído já atraiu milhares de alunos em todo mundo, traduzindo de forma simples e útil os conhecimentos de grandes escolas iniciáticas do passado para o contexto atual.
Este é um curso em construção, como todos nós seres humanos. Eu acredito na pausa como porta para a reflexão que leva a gente para um outro lugar. Por isso criei um calendário de liberação de cada um dos 10 módulos em nossa plataforma. Nosso pessoal vai te lembrar quando cada módulo estiver disponível. Você vai ter, em média, um mês para estudar, refletir e se deixar afetar pelos conteúdos, quando então nos encontraremos virtualmente para uma noite de mentoria, risadas e uma boa sintonia.
O primeiro módulo será liberado em 15 de janeiro. Os demais módulos sempre no dia seguinte do nosso encontro de mentoria.
Participação no Grupo de Telegram Exclusivo para Alunos, com suporte e trocas entre alunos todos nós.
São nossos encontros ao vivo por videoconferência, para expansão e contextualização da matéria estudada nas videoaulas, com rodas de partilha recheadas de leveza e boas risadas e momentos de espiritualidade que eu mesmo vou conduzir a abertura das salas será sempre às 19h45 e o término previsto será às 22h00.
Converse com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas de maneira personalizada.
“Criei esse curso para mim, para sarar as minhas feridas, compreender meus conflitos e curar o meu espírito da ignorância. Pensei em uma jornada filosófica que me desse prazer e levasse minha consciência para um outro lugar. Sua companhia tornará tudo mais leve e completo”
Juliano Pozati
Tome nota de tudo o que você vai precisar para embarcar nesta viagem:
Um espírito livre e leve, disposto a se desconstruir para se redescobrir; uma sede insaciável pelo conhecimento e pela liberdade de pensamento; uma certa inconformidade com certas tretas que a gente vê por aí (e bota treta nessa conta!); um coração que já apanhou feio da vida, mas não desistiu do amor (mesmo que te pareça que sim); uma vontade sincera de descobrir e explorar o universo que existe no outro; estar disposto a dar e receber.